3º Encontro de Filosofia, História e Epistemologia da Psicologia (EFHEP³)

Logo 3

por Fernando Tavares Saraiva

Ocorreu durante os dias 6 a 9 de maio, na Universidade de Fortaleza – UNIFOR (Fortaleza/CE, Brasil), o 3º Encontro de Filosofia, História e Epistemologia da Psicologia – EFHEP³, com o tema “Hestórias da Psicologia: Do que Houve ao que (não) se Ouve”. Organizado por estudantes de graduação e recém graduados do curso de Psicologia da referida universidade, esta terceira edição do evento contou com uma programação focada em discussões relacionadas à História da Psicologia.

A ideia da realização do EFHEP surgiu no ano de 2011, por iniciativa de estudantes do curso de Psicologia da UNIFOR que sentiam falta, em sua formação, de estudos mais aprofundados em Epistemologia, Filosofia e História da Psicologia. Desde então, a organização de um evento focado em tais campos de estudo configurou-se como uma forma de minimamente compensar tal lacuna e defender a pertinência de estudos em tais áreas para a formação do profissional de Psicologia. O evento ocorreu pela primeira vez em 2012, com o tema “A Angústia Epistemológica da Psicologia: um Diálogo (Im)Possível?”, contando com a participação de relevantes pesquisadores da área, tanto a nível local quanto nacional – foram convidados para esta edição os professores William Gomes (UFRGS – Porto Alegre/RS), Saulo Araújo (UFJF – Juiz de Fora/MG), Ivan Corrêa (CEF – Recife/PE) e Alexandre Dittrich (UFPR – Curitiba/PR). A partir do positivo retorno obtido com esta primeira edição, a qual contou com cerca de 120 inscritos, o evento voltou a ocorrer no ano seguinte, desta vez com o tema “Afinal, para que Servem as Teorias Psicológicas?”. Em sua segunda edição, o evento passou a contar com um dia a mais de atividades, ampliando consideravelmente a sua carga horária, e contou com a participação da professora Maria do Carmo Guedes (PUC – São Paulo/SP) e dos professores Richard Simanke (UFJF – Juiz de Fora/MG), Diego Zilio (UNESP – Bauru/SP) e Danilo Verissimo (UNESP – Assis/SP). Nesta segunda edição, também cresceu o número de interessados – cerca de 150 participantes.

Foto 1

Após um breve hiato, o evento voltou a ocorrer neste ano de 2015. Apesar de questões concernentes à História da Psicologia naturalmente terem permeado as diversas atividades da programação das duas primeiras edições do EFHEP, a maior parte das discussões pendia para questões de cunho filosófico e epistemológico. Assim, a comissão organizadora deste terceiro EFHEP optou por realizá-lo focado em temas voltados para a História da Psicologia. Além de novamente ampliar a carga horária do evento, também cresceu a quantidade de pesquisadores convidados de outros estados: o EFHEP³ contou com a participação dos professores Saulo Araújo (UFJF – Juiz de Fora/MG), Vladimir Safatle (USP – São Paulo/SP), Rodrigo Miranda (USP – Ribeirão Preto/SP), Francisco Capoulade (PUC – Campinas/SP) e Paulo Castelo Branco (UFBA – Vitória da Conquista/BA).

Ao longo de 4 dias, cerca de 180 inscritos (estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais) assistiram a variadas atividades (minicursos, palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos) ministradas por relevantes nomes da área – além dos cinco já citados convidados de outros estados, o evento contou com a participação de mais de vinte professores e pesquisadores vinculados a instituições de ensino do Ceará. As atividades contemplaram diversas discussões no âmbito da História da Psicologia: questões metodológicas referentes à produção de pesquisas e estudos historiográficos, temas sobre o desenvolvimento histórico de sistemas teóricos e campos de atuação da Psicologia, conteúdos sobre a relevância de certos teóricos para a compreensão da história de uma disciplina, dentre outros. A programação pareceu agradar a todos os participantes e levantou interessantes discussões e questionamentos.

Além da conferência de abertura do evento, ministrada pelo prof. Saulo Araújo e que teve como conteúdo de discussão o próprio tema do evento – “Hestórias da Psicologia: Do que Houve ao que (não) se Ouve” –, os minicursos destacaram-se dentre as atividades da programação, por possuírem uma maior carga horária (4 horas/aula cada um), possibilitando que suas temáticas pudessem ser melhor exploradas. Ministraram minicursos nesta terceira edição do EFHEP os professores Saulo Araújo (“Metodologia da Pesquisa Histórica em Psicologia”), Vladimir Safatle (“Freud: Desamparo e Corpo Político”), Rodrigo Miranda (“História e Historiografia da Análise do Comportamento no Brasil”), Virgínia Moreira (“Relações entre Fenomenologia e Psicologia”, em parceria com o prof. Paulo Castelo Branco), Francisco Capoulade (“Em Busca da Corporeidade na Psicanálise: um Estudo Epistemológico do Imaginário Lacaniano”), Paulo Castelo Branco (“Influências do Funcionalismo e da Psicanálise Neofreudiana na Psicologia de Carl Rogers: Apontamentos Históricos e Epistemológicos”) e Leonardo Danziato (“Variantes para o Sujeito: Saber, Poder e Gozo”).

Foto 2

Como no primeiro EFHEP, também ocorreu durante esta terceira edição do evento uma solenidade para lançamento de livros. O prof. Saulo Araújo lançou três livros (“Ecos do Passado: Estudos de História e Filosofia da Psicologia”, “Fundamentos Filosóficos da Psicologia Contemporânea” e “Temas Atuais em História e Filosofia da Psicologia”, todos publicados pela Editora UFJF, nos anos 2013, 2014 e 2015, respectivamente) e apresentou sua proposta quanto à propagação de estudos sobre História e Filosofia da Psicologia na literatura brasileira. Também foi lançado pelo prof. Marcus Cézar Belmino o livro “Fritz Perls e Paul Goodman: Duas Faces da Gestalt Terapia” (publicado pela Premius Editora em 2014), fruto da pesquisa que vem conduzindo atualmente em seu doutorado.

De uma forma geral, a resposta dada a esta terceira edição do EFHEP por convidados, inscritos e comunidade acadêmica foi bastante positiva, funcionando como incentivo para que uma quarta edição do evento aconteça em breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s