Portal História da Psicologia: por uma divulgação ampla, aberta e democrática da História da Psicologia

Por André Morelli – Universidade Federal Fluminense

Nosso projeto começou a ser idealizado em 2019, quando o fundador e idealizador da proposta, Prof. André Morelli, começou a conversar com colegas interessados em criar um espaço que agregasse diversos conteúdos sobre a História da Psicologia na internet. Após as conversas iniciais, o site começou a ser formulado, decidindo que ele viria a se tornar o agregador de todas as iniciativas que giram em torno do Portal História da Psicologia. Hoje, o Portal conta com o site, o canal História da Psicologia TV no YouTube, a WikiHP, ações nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e se prepara para lançar o Podcast HPFM.

Nossos objetivos podem ser resumidos em três palavras: democratização do conhecimento. O mote principal do Portal História da Psicologia – ou simplesmente Portal HP – é levar os estudos, pesquisas e discussões mais recentes, relevantes e de importância no campo da História da Psicologia ao maior número possível de interessados, sempre de maneira gratuita, de fácil acesso e de amplo alcance.

A maior parte do nosso trabalho é realizada de modo voluntário, movido pela paixão em divulgar a História da Psicologia e pelo desejo de ensinar os interessados nesta área. Atualmente, nos organizamos de modo a buscar editais e financiamentos ligados às universidades, de modo a manter e melhorar o produto de nosso trabalho gratuito e de amplo acesso. Os alunos envolvidos no projeto são alocados em projetos de extensão universitária, os professores e pesquisadores associados ao Portal ficam na organização, supervisão e orientação das diversas peças produzidas.

Atuamos na produção de conteúdo em diferentes e simultâneas frentes. Temos, por exemplo, a WikiHP, uma iniciativa que utiliza o modelo estabelecido pelo movimento wiki – a exemplo da Wikipédia e outras –  para gerar e produzir verbetes sobre a História da Psicologia e seus diversos campos relacionados. Ainda em fase inicial, este braço do Portal pretende obter a colaboração de diferentes especialistas, de modo a disponibilizar informações de confiança para estudantes de diferentes períodos, interessados e demais pesquisadores.

Recentemente, também lançamos o História da Psicologia TV, um canal no Youtube contendo vídeos de até 20 minutos tratando dos temas mais variados: a Psicologia na França, a criação do Teste de Rorschach, o experimento de Stanley Milgram, o surgimento da psicologia cognitiva e um vídeo comemorativo na ocasião do aniversário de 58 anos de regulamentação da profissão de psicologia no Brasil. Outros vídeos estão em diferentes fases de produção, de modo que teremos novidades em breve.

Todos estes esforços são divulgados e ampliados pela nossa presença nas redes sociais, representando o Portal HP. Através do Facebook, Instagram e Twitter, alcançamos nosso público, divulgando as ações do Portal, além de criar conteúdos específicos para estas redes. Pequenas postagens, threads e stories constituem uma iniciativa de ampliação de contato do público com nossos trabalhos. Desta forma, criamos uma sinergia onde uma pessoa pode saltar de uma postagem no Facebook para um vídeo no Youtube, encontrar nosso site e se deparar com um verbete na WikiHP. Assim, conseguimos ampla divulgação, em diferentes frentes e com produtos digitais diversos, que atingem os mais variados públicos, desde os especialistas até pessoas interessadas na História da Psicologia. 

E não pretendemos parar por aí: já estamos pensando na criação de mais um produto ligado ao Portal. De olho na crescente onda dos podcasts, estamos produzindo os primeiros episódios para o História da Psicologia FM (HPFM), o podcast do nosso Portal. Esta seria mais uma forma de ampliar e aprofundar as discussões levantadas nos vídeos do canal do Youtube, a partir de conversas com convidados pesquisadores e especialistas, num espaço que, ao mesmo tempo, oferece conteúdos de fontes confiáveis com uma linguagem agradável e descontraída.

Queremos crescer cada vez mais, e para isso, precisamos sempre de apoio. Seja nos seguindo nas redes sociais, colaborando com nossos produtos (canal do YouTube, podcast, Wiki), divulgando nossas iniciativas ou até mesmo fazendo parte do nosso time: toda ajuda é bem vinda e só irá somar esforços na democratização do conhecimento no campo da História da Psicologia.

Contamos com o apoio dos colegas e interessados. E sejam todos bem vindos ao Portal HP: um portal dedicado ao estudo, pesquisa e ensino da História da Psicologia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s