Livro “Governamentalidade e Práticas Psicológicas: a gestão pela liberdade” disponível para download

“O que o governo, tema da vida coletiva, tem a ver com a psicologia, ciência da vida privada?” É este o questionamento inicial do livro “Governamentalidade e Práticas Psicológicas: a gestão pela liberdade”, organizado por Arthur Leal Ferreira, Fernando Melo Machado e Bruno Foureaux Figueredo, publicado pela editora NAU em parceria com a Universidade Federal Fluminense – UFF.

Conforme a descrição original, a obra “tem o objetivo de reunir e organizar as várias contribuições feitas ao longo de doze anos (2008 a 2020). A sua finalidade é estimular o uso da ferramenta conceitual governamentalidade, apta a esclarecer práticas psicológicas variadas – comunitárias, behavioristas ou humanistas-existenciais, dispositivos reformistas ou educacionais, ou ainda a antropologia filosófica etológica.”

A coletânea de artigos está divida em duas partes. No primeiro núcleo constam os textos produzidos no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, a partir de uma linha de trabalho criada no início dos anos 2000, que se propunha a investigar historicamente as técnicas de governo de uma série de dispositivos psi. Na segunda metade do livro localizam-se as contribuições de autores europeus e latino-americanos, conforme os eixos temáticos: Dispositivos de educação; Dispositivos de loucura e saúde mental; Dispositivos terapêuticos e produção de conhecimento; Políticas públicas e modos de governamentalidade; Práticas de pesquisa.

A editora disponibiliza o download gratuito nesse link, onde também é possível encontrar mais informações sobre o material e seus organizadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s