39ª Convenção anual da Association for Behavior analysis: chamada de artigos

A convenção de 2013 da Association for Behavior Analysis International (ABA) será na cidade de Mineápolis, Estados Unidos, entre os dias 24 e 28 de maio de 2013.

Já está aberta a chamada de trabalhos. A data limite para submissão de papers, simpósios, reuniões de associações, painéis e workshops é dia 17 de outubro de 2012. Para a submissão de pôsteres, a data limite é dia 9 de janeiro de 2013. Para mais informações sobre a submissão, cliquem aqui.

Prof. Morris

Importante lembrar que recentemente foi criado na ABA um Special Interest Group (SIG) de História da Análise do Comportamento. Os SIG’s da ABA tem mais ou menos o mesmo formato dos Grupos de trabalho (GT’s) da SIP e da ANPEPP. O SIG de História é coordenado pelo Prof. Edward Morris, da universidade de Kansas, Estados Unidos.  Não há necessidade de ser membro da ABA para participar de um SIG. Para mais informações sobre o SIG de História da Análise do Comportamento da ABA, basta clicar aqui.

O interesse pela história da Análise do Comportamento está presente em diferentes países das Américas. Nos Estados Unidos, por exemplo, pode ser percebido pelas pesquisas do próprio Prof. Morris, como pode ser vista aqui. Há também produções do Professor Kennon Lattal da West Virginia University sobre o registrador cumulativo que está disponível aqui. Além deles, há diversos outros estudiosos e produções sobre a história da Análise do, como o livro “B.F. Skinner and American Culture” editado pelos professores Laurence Smith e William Woodward.

Também encontramos interessados na história do behaviorismo no Canadá. Um exemplo disso é a Prof. Alexandra Rutherford com suas pesquisas sobre os impactos da análise do comportamento na cultura estadunidense. Um de seus livros sobre o tema já foi, inclusive, resenhado por membros do nosso blog. A resenha também está disponível online. Há pesquisadores em história da Análise do Comportamento também no Brasil. A Prof. Maria do Carmo Guedes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP-Brasil) é um exemplo. Suas produções versam sobre a circulação da Análise do Comportamento no Brasil, como os artigos publicados aqui e aqui.  Robson Nascimento da Cruz é outro pesquisador que vem produzindo interessantes trabalhos, especificamente, sobre a aceitação da teoria operante de Skinner nos EUA. Na Argentina, Fernando Polanco, um dos editores do blog, também tem produzido trabalhos nesse campo, como pode ser visto aqui.

Assim, o encontro da ABA é uma excelente oportunidade para a circulação de saberes relacionados à história da Análise do Comportamento em diferentes países americanos. Fica o convite ao envio de trabalhos!

2 comentários Adicione o seu

  1. Miguel disse:

    Agrego como dato para aquellos interesados, un monográfico de la revista Avances en Psicología Latinoamericana (ex Avances en Psicología Clínica Latinoamericana, fundada por Rubén Ardila, en 1982) sobre análisis del comportamiento en Iberoamérica, donde se pueden encontrar varios reportes sobre el tópico en algunos países de la región.

    Avances en Psicología Latinoamericana, volumen 24, número 1.
    Link: http://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/issue/view/116

    1. ripehp disse:

      Estimado Miguel,
      Em nome da equipe editorial do Blog, agradeço a excelente contribuição!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s