Pesquisadores brasileiros da RIPeHP participam de eventos na Europa

Recentemente alguns membros da RIPeHP participaram de eventos na Europa apresentando trabalhos sobre a história da psicologia brasileira.

Nos dias 18 a 20 de junho aconteceu em Moscou, Rússia, um colóquio dedicado à obra de Helena Antipoff The global educational space and academic migrants: the legacy of the Russian psychologist Helena Antipoff (1892-1974) in education and human rights in Latin America, Europe and Russia. O colóquio foi noticiado aqui no blog em março, vejam aqui.

O colóquio foi organizado por uma equipe de brasileiros e russos sob a coordenação da Profa. Regina Helena Campos, pelo Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff da Faculdade de Educação da UFMG, da historiadora da ciência Marina Sorokina e da psicóloga educacional Natalia Masolikova pelo Alexander Solzenitcyn Centre for the Study of the Russian Diaspora.

O Centro Solzenitcyn foi instituído pelo escritor Alexander Solzenitcyn com objetivo de promover estudos e pesquisas sobre a chamada “diáspora russa”, isto é, a história de cientistas, escritores e intelectuais russos que deixaram o país no século xx por motivos políticos e construíram obras relevantes em outros países, como é o caso de Helena Antipoff (1892-1974). A psicóloga e educadora Antipoff, após concluir formação em Paris e Genebra, entre 1909 e 1914, voltou à Rússia, tendo participado ativamente da educação de crianças abandonadas em São Petersburgo e Viatka, após a Revolução Comunista. Em 1924, Antipoff  voltou a Genebra, onde se tornou assistente do professor Édouard Claparède, fundador do Instituto de Ciências da Educação Jean-Jacques Rousseau. De lá se transferiu para o Brasil a convite do governo do estado de Minas Gerais para lecionar psicologia e dirigir o laboratório de psicologia na recém-criada Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte, uma das primeiras iniciativas de ensino superior na área da educação em nosso país. Para mais informações sobre Helena Antipoff, clique aqui e/ou também aqui.

Estiveram presentes pesquisadores da Suíça, França, Rússia e Brasil. Na foto abaixo,  num dia ensolarado com a bela cúpula de uma igreja ortodoxa ao fundo, o grupo de pesquisadores participantes.  Entre eles alguns brasileiros membros da RIPeHP como Regina Helena de Freitas Campos, Sérgio Cirino, Adriana Borges e Nádia Rocha. Entre os outros pesquisadores também os brasileiros Bernardo Jefferson, Zoia Prestes, Cecília Antipoff e Carolina Bandeira. Esteve também presente no colóquio uma representante da Embaixada do Brasil em Moscou, Ana Suza.

O colóquio em Moscou permitiu uma intensa troca de experiências que certamente abrirá novas possibilidades de pesquisa. Confirmando esse movimento as pesquisadoras Marina Sorokina e Natalia Masolikova, que organizaram o colóquio em Moscou estarão no Brasil no final de agosto para participar do XXX Encontro anual Helena Antipoff, na cidade de Belo Horizonte.

O outro evento que contou com membros da RIPeHP aconteceu também em junho na Suiça. Nos dias 27 a 30 de junho de 2012 realizou-se na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra o 34º Congresso da International Standing Conference for the History of Education (ISCHE 34), com o apoio da Society for the History of Children and Youth (SHCY) e da Disability History Association (DHA) O tema do evento foi a internacionalização do campo educativo entre os século 18 e 20. Participaram cerca de 400 pesquisadores, focalizando questões relacionadas à história da circulação das ciências da educação e das práticas educativas em todo o mundo no período considerado.

Entre os presentes a RIPeHP estava representada pela pesquisadora brasileira Regina Helena de Freitas Campos acompanhada de duas de suas alunas de doutorado, Adriana Borges e Carolina Bandeira.

Incentivamos a todos os membros da RIPeHP a enviarem notícias e fotos de suas participações em eventos pelo mundo afora. É mais uma oportunidade de fazermos nossa rede funcionar realmente como uma rede!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s