O Laboratório de História e Memória da Psicologia – Clio-Psyché

O Laboratório de História e Memória da Psicologia – Clio-Psyché é um órgão do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que, desde sua criação em 1998, desenvolve projetos de pesquisa e de extensão,  atividades de ensino de graduação e pós-graduação, eventos científicos, atividades de extensão e publicações que tratam da história dos saberes e das práticas psicológicas no Brasil.

Coordenado pela professora titular Ana Maria Jacó-Vilela, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) do Instituto de Psicologia da UERJ, o laboratório tem o professor adjunto Filipe Degani-Carneiro como vice coordenador e  conta com a participação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, pós-doutorandos e bolsistas de apoio técnico.

Entre as pesquisas desenvolvidas, destacam-se as que privilegiam os estudos sobre a história da assistência à infância; o desenvolvimento da Psicologia Social no Brasil; a questão da identidade e do reconhecimento no movimento negro; as interrelações da história da Psicologia com o campo social religioso; a presença da Psicologia nas Forças Armadas e as relações de gênero na trajetória dos saberes psino Brasil.

Dentre os projetos de extensão destacam-se o Cine Clio-Psyché, um encontro mensal de exibição de filmes envolvendo temáticas históricas relacionadas à Psicologia, seguido de debate; canal no Youtube com vídeos dos eventos científicos; cursos de extensão; passeios culturais por lugares históricos do Rio de Janeiro e realização de vídeos sobre personagens da História da Psicologia no Brasil.

 Já em relação ao ensino, o Clio-Psyché contribui com a docência das disciplinas referentes à História da Psicologia no curso de graduação em Psicologia Social e na pós-graduação em Psicologia Social.

O Clio-Psyché mantém uma seção voltada para a história dos saberes “psi” no periódico Estudos e Pesquisas em Psicologia, revista eletrônica quadrimestral do IP/UERJ classificada com A2 no Qualis Capes.

Na promoção de eventos, o laboratório organiza, periodicamente, os Encontros Clio-Psyché, constituindo um espaço privilegiado de estratégias de divulgação de pesquisas de e para pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Com objetivo de constante aprofundamento e aprimoramento dos relevantes debates produzidos nas interfaces da Psicologia com a História, os encontros foram realizados anualmente entre 1998 a 2002, e deste então acontecem a cada dois anos, tendo em 2020 realizado sua 14ª edição. Nos anos intercalados, o laboratório organiza a Semana Clio-Psyché, voltada para apresentação de trabalhos relacionados às pesquisas de seus integrantes.

Ao longo de sua história, o Clio-Psyché adotou como um de seus objetivos fundamentais constituir um acervo da história da Psicologia.  Este conta atualmente conta com livros, revistas, dissertações, teses, monografias, documentos originais, CDs e DVDs. Nos últimos anos, o Laboratório recebeu as bibliotecas de professores falecidos (Jayme Grabois, Eliezer Schneider, Emilio Mira y López, Celso Pereira de Sá) o que levou à criação de uma biblioteca especializada (Biblioteca CEH/E – Clio-Psyché) que faz parte da Rede Sirius – rede de bibliotecas da UERJ –  e está situada no espaço do Laboratório. Tanto o acervo quanto a biblioteca estão disponíveis para consulta e, em alguns casos, empréstimo.

No que diz respeito a atividades em conjunto com outras instituições, nossos professores participam do GT de História Social da Psicologia da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). Em conjunto com outros pesquisadores, notadamente membros da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP) e da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia (RIPeHP), foram publicadas diversas obras coletivas, com destaque para o Dicionário Histórico de Instituições de Psicologia no Brasil (2011).

Buscando o intercâmbio com outros pesquisadores, o Laboratório conta com uma participação ativa de colegas de outras instituições nacionais, como CEFET-RJ, Fiocruz, UFF, UFMG, UCDB, UFG e UNESA. Há um intercâmbio efetivo com pesquisadores da Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Estados Unidos, Canadá e Espanha.

Uma referência aos estudos e pesquisas na área de História da Psicologia, o laboratório Clio-Psyché contribui para uma formação em Psicologia mais historicizada e, através das atividades desenvolvidas, auxilia na recuperação da trajetória da Psicologia em território brasileiro e latinoamericano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s