Livros online: pensadores sociais

O Ministério da Educação (MEC) brasileiro publicou em 2011 uma coleção de livros intitulada “Coleção Educadores”. Os livros podem ser visualizados ou baixados por aqui ou por aqui.

Sampaio Dória
Sampaio Dória

São obras escritas por pesquisadores de diferentes partes do mundo (e.g. Brasil, Croácia). Um exemplo é o livro sobre Sampaio Dória, agente político de destaque nas reformas educacionais brasileiras da década de 1930. A autora é a Profa. Marta Maria Chagas de Carvalho, pesquisadora reconhecida no campo da História da Educação brasileira. O livro pode ser acessado por aqui.  A Profa. Regina Helena de Freitas Campos – que é integrante da RIPeHP – é autora de um livro  sobre a psicóloga russa Helena Antipoff. Esta obra pode ser visualizada aqui.

Diante desses exemplos, observa-se que as obras disponibilizadas são livros sobre personagens de destaque nas ciências humanas brasileiras. Porém, outros são sobre personagens importantes para as ciências humanas num âmbito internacional. Assim, é interessante observar que o termo “educador” foi utilizado em um sentido ampliado. Isso permitiu a inclusão de diversos autores além dos usuais Piaget, Frèinet e Paulo Freire.

Helena Antipoff
Helena Antipoff
B.F. Skinner
B.F. Skinner

Por exemplo, há  um livro sobre o psicólogo estadunidense B. F. Skinner, escrito pelo Prof. Louis M. Smith. Há também uma  obra sobre o pensador social Émile Durkheim escrito pelo Prof. Jean-Claude Filloux. Lev Vygotsky também está presente num livro escrito por  Prof. Ivan Ivic.

Assim, as obras de livre acesso podem auxiliar os interessados  a encontrar informações sobre personagens importantes da história do pensamento social que impactaram, por exemplo, a psicologia e a educação.  Além disso, tais obras podem se tornar fontes secundárias ou terciárias para pesquisadores em história e autores de biografias.

Deixe um comentário