Duas importantes revistas relacionadas à História da Psicologia publicaram seus números de “Primavera”.
Uma delas é a History of the Human Sciences que publicou o segundo número do volume 26. Nessa edição, podemos encontrar artigos das mais variadas temáticas relacionadas às ciências humanas. Por exemplo, uma articulação entre religiosidade e poligenismo. Outro exemplo é um texto que aborda o eminente antropólogo Malinowski. O índice e os resumos desse número podem ser acessados aqui.
Especificamente sobre a história dos saberes e práticas psi, temos dois textos. O primeiro é intitulado Badness, madness and the brain. Ele aborda explicações psiquiátricas sobre as relações entre imoralidade e funcionamento cerebral. O outro texto cujo título é Making the cut: The production of ‘self-harm’ in post-1945 Anglo-Saxon psychiatry também aborda uma temática psiquiátrica, especificamente a questão da auto-multilação.
A outra revista é a History of Psychology, que publicou o segundo número do volume 16. Nessa nova edição vemos cinco textos inéditos e uma nota da Society for the History of Psychology, divisão 26 da American Psychological Association (APA). O índice e os resumos estão disponíveis online.
Mantendo a linha editorial dos números recentes, essa edição conta com artigos cujos autores são de diferentes países, tais como Alemanha, Estados Unidos da América e Itália. Por exemplo, o texto Science in a communist country aborda relações entre ciência e política a partir do 22º Congresso Internacional de Psicologia, realizado em Leipzig em 1980. Outro exemplo é o artigo Italian psychology under protection. Nesse trabalho, são discutidas questões de política e religião na figura de Agostino Gemelli (1878–1959).
Fica, então, o convite à leitura das mais recentes edições de importantes revistas para os interessados em história da psicologia!