XVI Encontro Clio-Psyché e VIII Congresso Brasileiro de História da Psicologia

Nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2024, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) sediará o XVI Encontro Clio-Psyché em edição conjunta com o VIII Congresso Brasileiro de História da Psicologia. O evento terá como tema “História da Psicologia: técnicas e tecnologias” e é promovido pelo Programa de Estudos e Pesquisa em História da Psicologia Clio-Psyché em parceria com a Sociedade Brasileira de História da Psicologia.

O tema do evento emerge das discussões atuais acerca do avanço do mundo digital e da intensificação das tecnologias da informação e comunicação, notadamente a partir da pandemia de Covid-19. Desta forma, se reflete sobre a apropriação de tais tecnologias por parte da Psicologia, com seus êxitos e riscos. Conforme consta no site do evento:

“Como numa pesquisa historiográfica, parte-se dos questionamentos do presente para olhar o passado, buscando elementos para entender nosso momento atual. Assim é que, no âmbito da História da Psicologia, nossa atenção se volta neste evento para as técnicas e tecnologias que a Psicologia inventou, utilizou e compartilhou com diversos outros campos de conhecimento, ao longo do tempo. Entretanto, as técnicas e tecnologias não se referem apenas a aparatos, mas também, a domínios e ofícios eminentemente humanos (e.g., a escrita, o plantio, etc.). Tais tecnologias sociais foram e ainda são prementes na Psicologia. Buscamos assim avançar na historicização destas tecnologias e demais problemas que elas levantam para pensar a subjetividade.”

Ainda, na edição deste ano serão celebrados o centenário de Carolina Martuscelli Bori (1924-2004) e Franco Basaglia (1924-1980), ambos atores importantes para a Psicologia Experimental e para a Psiquiatria, respectivamente, tornando-se personagens significativos para a história das ciências psi.

O período de submissão dos trabalho é de 1 de maio a 3 de junho de 2024. Demais informações podem ser acessadas pelo site do evento

Deixe um comentário