Em 2019, o periódico Arquivos Brasileiros de Psicologia (ABP) comemorou seus 70 anos de criação. Considerada a primeira revista acadêmica totalmente voltada a temas de Psicologia no Brasil, a ABP tem como compromisso difundir as produções científicas da Psicologia, sejam elas teóricas, metodológicas ou empíricas. Devido a sua importância na história da psicologia brasileira como veículo na publicação de pesquisas psicológicas, cabe uma breve apresentação da sua trajetória.
Criado em 1949 pelo Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP), da Fundação Getulio Vargas, sob a direção de Emilio Mira y López e João Carlos Vital, o periódico recebeu inicialmente o título de Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, e tinha como propósito a publicação de conhecimentos, técnicas, testes e textos que surgiam a partir da prática desenvolvida no ISOP.
[/caption]Passados alguns anos, na década de 1960, ocorre a institucionalização da Psicologia no Brasil, a partir da regulamentação da profissão de psicólogo e da consolidação dos cursos de Psicologia. Com isso, o periódico sofreu a primeira mudança em seu nome, ampliando sua designação sem que isso alterasse a forma do programa, passando ao título de Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada. Posteriormente, com a ampliação dos cursos de pós-graduação, o periódico torna-se veículo para publicação de diferentes pesquisas em Psicologia, desta forma, em 1979, a revista passa a se chamar Arquivos Brasileiros de Psicologia. Com o fechamento do ISOP em 1990, o periódico é transferido para o Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde permanece até os dias de hoje. Atualmente, a ABP tem uma publicação quadrimestral pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja edição é de responsabilidade do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Tornou-se eletrônica e de acesso livre a partir de 2005 e recebe a classificação A2 no Qualis Periódicos de 2019. Suas publicações procuram difundir a diversidade das produções científicas e profissionais da Psicologia e áreas afins, sejam elas da Psicologia brasileira ou de contribuições internacionais.
Muito bom conhecer a trajetória dessa instituição que tanto vem colaborar com a saúde física mental e conhecimento da sua diretrizCeli