Há alguns anos, a editora Hogrefe publicou A fundamentação da psicologia científica, uma coleção de obras-chave de Wilhelm Wundt, escolhidas, traduzidas, organizadas e apresentadas por nosso colega da rede Saulo de Freitas Araujo. Com esse volume, teve início a coleção Clássicos da Psicologia, que agora nos apresenta um segundo volume, dedicado à obra de John B. Watson.
A despeito da sua importância histórica para a psicologia, como principal responsável pela criação do behaviorismo, um dos movimentos que teve um major impacto na história da psicologia internacional, a obra de Watson ainda é pouco conhecida no mundo lusófono. No intuito de torná-la mais acessível a comunidade acadêmica, este volume, intitulado O behaviorismo classico, contém oito textos de Watson, sendo sete deles traduzidos pela primeira vez para o português, acompanhados de notas históricas explicativas e cronologia. Neste caso, a tradução, edição e notas ficaram a cargo de Saulo e Bruno Angelo Strapasson da Universidade Federal do Paraná.
A seguir apresentamos os títulos dos textos originais de Watson que podem ser encontrados neste livro. A introdução pode ser lida online através deste link.
A nova ciência do comportamento animal (1910)
A psicologia como o behaviorista a vê (1913)
Imagem e afeto no comportamento (1913)
Reações emocionais condicionadas (1920)
J. B. Watson e Rosalie Rayner
Como pensamos: A visão do behaviorista (1926)
O mito do inconsciente: Uma explicação behaviorista (1927)
O que é o behaviorismo? (1928)
Autobiografia (1936)

Pingback: Psicologia, ciência e tecnologia: nuevo volumen de la serie “Clássicos da Psicologia” – RIPeHP