A Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Grupo de Universidades Íbero-americanas
Lá Rábida acabam de firmar uma parceria que só vem a contribuir para o fortalecimento dos laços entre Portugal, Espanha e os países latino-americanos. Por meio dessa nova parceria, o Brasil insere-se numa grande Rede de universidades ibéricas, das quais já participam Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico e República Dominicana.
Criado em 1995 e sediado na Universidade Internacional de Andaluzia, o Grupo de Universidades Íbero-americanas Lá Rábida visa fundamentalmente “contribuir, mantendo os critérios de alta qualidade acadêmica, para a formação de docentes universitários, cientistas e profissionais no nível de pós-graduação e doutorado, atendendo às necessidades de desenvolvimento de cada país e sem abandonar os interesses de toda a Comunidade Íbero-americana de Nações.” Por essa razão, a parceria permitirá o intercâmbio de alunos, profissionais de ensino e de pesquisa.
Uma convocatória já se encontra inclusive disponível no site da instituição. Os interessados em conferi-la poderão acessá-la clicando aqui.