Dois anos do blog da RIPeHP

por Francisco Portugal e Sérgio Cirino

No final final de outubro de 2010 muitos de nós, pesquisadores interessados na história da psicologia, estávamos no Rio de Janeiro para a edição do Encontro Clio Psyché daquele ano. Sob a coordenação de Ana Jacó, fizemos uma reunião para formar a Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia (RIPeHP) com a seguinte missão:
“A RIPeHP tem como missão fomentar a pesquisa em história da psicologia, promover convênios entre instituições acadêmicas e científicas, articular intercâmbios de docentes, discentes e corpo técnico entre as instituições envolvidas com a pesquisa histórica e científica no campo da psicologia e áreas afins, divulgar as pesquisas realizadas no âmbito da RIPeHP e viabilizar encontros científicos entre os pesquisadores”.
Lançamento Oficial do Blog, Argentina - 2010.
Lançamento Oficial do Blog, Argentina – 2011.
Sabíamos a importância para o incremento da pesquisa em história da psicologia que promovêssemos trocas sistemáticas entre nossas pesquisas, que nos conhecêssemos melhor e não ficássemos restritos aos encontros científicos que alguns de nós frequentávamos em comum, que pudéssemos facilitar o acesso a informações históricas dos diferentes locais que habitamos e que instituíssemos um corpo mais amplo de pesquisas cotidianas.
A rede começou então suas atividades e contribuiu para intensificar os contatos entre os participantes e fornecer certa visibilidade para um projeto coletivo de história da psicologia entre os países iberoamericanos.
Um ano após o encontro foi lançado o blog da rede visando organizar os participantes, suas atividades, facilitar o acesso a acervos de interesse para a história da psicologia e incrementar ainda mais as trocas entre os pesquisadores. O blog logo se mostrou uma ferramenta de grande utilidade para a rede. Todos nos víamos e nos vemos inseridos como grupo e podemos cotidianamente ter a dimensão de nossas atividades e receber informações de interesse comum.
Encontro da RIPeHP - Brasil, 2012.
Encontro da RIPeHP – Brasil, 2012.

Nós que coordenávamos o blog ao longo de seu primeiro ano e meio de existência buscamos ouvir os colegas e implementar de forma coletiva dispositivos de utilidade para a rede. Notamos no primeiro ano que o número de acessos foi aumentando, assim como o número de países de onde vinha a consulta.

Sua estrutura básica corresponde a páginas estáveis e posts que são lançados regularmente com novidades. O envolvimento da equipe do blog fez com que ele se institucionalizasse e fosse regularmente atualizado e ganhasse com um frequência alta novas notícias.

Encontro RIPeHP - Brasil, 2013
Encontro RIPeHP – Brasil, 2013

A consolidação do blog fez com que pensássemos, após um ano e meio de atividades, em substituir os coordenadores. Julgamos que a circulação entre os integrantes da rede na coordenação do blog algo importante e produtivo. Tal ação faz com que as funções sejam sempre renovadas e atendam de forma viva aos propósitos da rede.

Comemoramos hoje o segundo aniversário do blog, sempre com uma crescente visibilidade e com novas ferramentas que vão se consolidando com o grupo. Este ano lançamos o projeto de cadastrar a produção dos integrantes cujo acesso não circula entre revistas especializadas em história da psicologia para que tenhamos como ler e conhecer a produção dos colegas. Novos integrantes tem contribuido para manter o alento da rede e esperamos contar com a participação e renovação dos colegas para os próximos anos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s