Revista Memorandum: memória e história em Psicologia estende o prazo de submissão de artigos para Dossiê Temático

O prazo de submissão artigos para o Dossiê Temático da revista Memorandum: memória e história em Psicologia, com tema “Formação e ensino de História da Psicologia em países ibero-americanos”, foi prorrogado até o dia 15 de julho de 2024.

A História da Psicologia é disciplina fundamental para a formação de psicólogas na medida em que promove debates sobre a historicidade da Psicologia enquanto ciência, disciplina e profissão. Nesse sentido, duas questões atravessam o ensino de História da Psicologia no panorama ibero-americano: as peculiaridades deste ensino em cada país e o risco ao qual a disciplina é submetida no contexto de sucessivas reformas curriculares. Assim, conforme divulgado na página da chamada para Dossiê Temático:

“Este Dossiê Temático pretende construir um panorama acerca da formação e do ensino de História da Psicologia em países ibero-americanos. Para tanto, deseja reunir artigos resultantes de pesquisa e de experiências de ensino, que retratem a presença dessa disciplina (e outras equivalentes) em cursos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior públicas e privadas. De fato, procura-se conhecer as ementas, as cargas horárias e os planos de ensino; a pluralidade teórico-metodológica e as bibliografias utilizadas; os programas de formação de pesquisadores e docentes; a construção de redes de ensino/pesquisa e o estabelecimento de comunidades acadêmico-profissionais em âmbito nacional e internacional. Estimula-se a refletir sobre o futuro da área e os desafios a serem enfrentados pela História da Psicologia nas primeiras décadas deste século.”

A previsão de publicação do dossiê é para o 1º semestre de 2025. As orientações acerca das normas de publicação podem ser acessadas no site da revista e demais informações podem ser acessadas na página da chamada para dossiê temático.

Deixe um comentário