
A Revista Interamericana de Psícologia – RIP (Interamerican Journal of Psychology) publicou uma nova edição. O periódico aceita submissões da psicologia em geral, mas essa edição é temática e aborda a História da Psicologia. Clique aqui para acessar este número.
A RIP é um periódico vinculado à Sociedad Interamericana de Psícologia – SIP (Interamerican Society of Psychology) que vem sendo publicado desde 1967. O objetivo da revista é “promover a comunicação e a cooperação entre psicólogos(as) dos diferentes países americanos”.
Em seu volume 46, número 1, a RIP publicou uma edição temática sobre História da Psicologia. Esse número contou com 18 textos, sendo 16 artigos, 1 relato de pesquisa e 1 resenha de livro. A revista é atualmente coordenada pelo Professor Edil Torres-Rivera e para esse número temático os professores Ana Maria Jacó-Vilela (UERJ) e Francisco Teixeira Portugal (UFRJ) participaram como editores convidados.

O editorial desse número foi de responsabilidade dos professores brasileiros. Nesse texto, eles explicam as origens da proposta de publicação de um número temático de História da Psicologia na RIP: “O Grupo de Trabalho (GT) História da Psicologia, criado durante o XXIX Congresso Interamericano de Psicologia, ocorrido em Lima, Peru, em 2001, tem se dedicado ao estudo e à investigação da história da psicologia nos países iberoamericanos, procurando, sempre que possível, realizar trabalhos conjuntos. Uma destas realizações foi o Simpósio comemorativo dos 60 anos da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP), apresentado no XXXIII Congresso Interamericano de Psicologia ocorrido em Medellin, Colômbia, em 2011. O Simpósio desencadeou a proposta de elaboração de um número temático da RIP dedicado à história da psicologia ao longo desses sessenta anos em que a SIP tem participado da construção da psicologia entre nós“.
O volume 46, número 1 da RIP é um exemplo paradigmático das pesquisas de ponta que vem sendo realizadas em história da psicologia nos países iberoamericanos. Esse número possui textos em inglês, português, francês e espanhol. Além disso, as temáticas dos trabalhos são variadas, representando a pluralidade de interesses e expertises dos envolvidos com a história da psicologia na iberoamérica. Assim, representa a pluralidade linguística e a riqueza de interesses de pesquisa desses países.
Parabéns aos editores desse número especial! Parabéns, também, aos envolvidos com a História da Psicologia na SIP e na RIPeHP pelos esforços para produzir tal edição!
O convite à leitura está feito. E o convite a publicação nesse periódico fica aqui.
Parabenizo o editor, organizadores e autores pelo lindo trabalho. Meu abraço especial à Ana Jacó e ao Francisco Teixeira Portugal, pessoas admiráveis da Psicologia brasileira.
Maria Imaculada Cardoso Sampaio