Os periódicos History of the Human Sciences e o The British Journal of the History of Science publicaram recentemente novas edições.
No volume 26, número 3 do History of the Human Sciences podemos encontrar 5 artigos e 2 resenhas de livros. Os artigos tem temáticas variadas dentro do campo das ciências humanas. Por exemplo, há uma análise das concepções de Adam Smith no debate da ética de tratamento de animais. De especial interesse para os envolvidos com História da Psicologia, encontra-se o artigo “How Autism became Austism” de autoria de Bonnie Evans, do King’s College (UK). Nesse texto, o autor aborda as transformação da palavra “austimo” no Reino Unido a partir da década de 1960 e suas relações com o crescimento contemporâneo dessa classificação diagnóstica.
A revista The British Journal of the History of Science é editada pela The British Society for the History of Science. Segundo o sítio do periódico, ele vem sendo editado há mais de trinta anos e veicula trabalhos relacionados aos estudos sociais sobre ciência e tecnologia. No volume 46, número 03, foram publicados 6 artigos e 19 resenhas de livros. Os artigos dessa edição versam principalmente sobre aspectos da Antropologia. Todavia, pode ser de potencial interesse para os historiadores da psicologia envolvidos com pesquisas sobre os artefatos e os laboratórios de psicologia. Por exemplo, o artigo “Stargazers at the World’s End” escrito por John Mcaleer aborda a circulação de instrumentos astronômicos ao redor do mundo e como isso impactou a formação de redes profissionais.
Assim, fica o convite à leitura desses dois periódicos! As duas revistas fazem parte do nosso acervo “Revistas”. Para os interessados nas normas de publicação, elas se encontram disponíveis online, respectivamente aqui e aqui.