O mês de agosto costuma ser de comemorações para a comunidade de Psicologia, no Brasil, com auge no dia 27, em alusão à publicação da Lei Federal n.º 4.119, de 27 de agosto de 1962, que regulamentou a Psicologia como profissão, no país.
Neste ano, temos nos referido ao Dia da Psicóloga, no feminino, na intenção de dar visibilidade às desigualdades de gênero tão presentes na Psicologia, especificamente, e na sociedade brasileira, de forma geral. Historicamente, a Psicologia tem sido uma profissão dita feminina, por ter muito mais profissionais mulheres do que homens. E, ainda assim, estes recebem maiores rendimentos por hora do que aquelas. Mais informações podem ser encontradas aqui, aqui, e aqui.
Nesse sentido, no intuito de promover tais reflexões críticas, a Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP) escolheu essa data comemorativa para lançar seu novo projeto: uma série de vídeos com discussões em História da Psicologia. A cada vídeo, integrantes da SBHP receberão renomadas(os) pesquisadoras(es) para um bate-papo sobre temas específicos de suas áreas de estudo e atuação.
Assim, em referência ao mês e dia comemorativos, no Brasil, o primeiro vídeo traz para a pauta a regulamentação da Psicologia como profissão, incluindo reflexões sobre antes e depois da publicação da Lei Federal n.º 4.119/1962, e aspectos do ensino em Psicologia. Para tanto, a convidada especial foi a Profª Drª Ana María Jacó Vilela, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde é diretora do Instituto de Psicologia e Coordenadora de um dos mais renomados laboratórios de pesquisa em História da Psicologia, o Laboratório de História e Memória da Psicologia – Clio-Psyché. Também já exerceu diversos cargos de liderança em importantes associações de Psicologia, como a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), e a Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia (RIPeHP).
O primeiro vídeo da série “Papeando com a História da Psicologia” está sendo lançado, simultaneamente, nas redes da SBHP e neste blog, e pode ser conferido ao clicar na imagem:

Por fim, nós, do Blog da RIPeHP, queremos felicitar as psicólogas e os psicólogos do Brasil: Parabéns!!
Pingback: 13 de octubre, Día de les Psicólogues en Argentina – RIPeHP