Duas importantes revistas relacionadas à história do campo psi publicaram novos números recentemente.
A History of Psychology, publicou seu volume 16, número 3. Os resumos dos trabalhos desse número estão disponíveis aqui. Essa edição tem oito diferentes documentos entre artigos e apresentação de arquivos. Há trabalhos de diferentes países, tais como os Estados Unidos da América (EUA) e a China. As temáticas também cobrem diferentes aspectos de interesse da história psi. Um exemplo é o trabalho The Last Possible Resort que utiliza dados não publicados dos experimentos sobre obediência de Stanley Milgram, focando na inovação processual da condição de feedback. Outro exemplo é o texto de um membro da RIPeHP, Saulo de Freitas Araujo. Esse trabalho relata a criação do Centro Wilhelm Wundt de História e Filosofia da Psicologia (NUHFIP) e do Programa de Pós-Graduação em História e Filosofia da Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A History of Psychiatry, por sua vez, publicou seu volume 24, número 3. O índice deve novo número encontra-se disponível online. Nesse número onze diferentes trabalhos entre artigos inéditos, relatos de pesquisa e reedição de textos clássicos da história da psiquiatria. Há trabalhos de diferentes origens, tais como Japão e Alemanha, o que contribuí para um debate multi-cultural da temática. Os temas dos trabalhos são variados. Por exemplo, de potencial interesse para Portugueses e Brasileiros, há o artigo Mental health issues of Maria I of Portugal and her sisters. Nele há uma discussão sobre a saúde mental da rainha regente de Portugal que havia sido princesa do Brasil, Maria I. Outro exemplo é o texto sobre a psicodinâmica infantil na Suécia entre 1945 e 1985, intitulado Psychodynamics in child psychiatry in Sweden. Nesse trabalho são abordados determinantes políticos e ideológicos do tratamento psicodinâmico de crianças naquele país no período.
Para os interessados em publicar nos periódicos, suas normas de publicação estão disponíveis online, respectivamente aqui e aqui.
Fica o convite à leitura!