Publicações Recentes: History of Psychology e History of Psychiatry

Duas importantes revistas relacionadas à história do campo psi publicaram novos números recentemente.

History of PsychologyA History of Psychology, publicou seu volume 16, número 3. Os resumos dos trabalhos desse número estão disponíveis aqui. Essa edição tem oito diferentes documentos entre artigos e apresentação de arquivos. Há trabalhos de diferentes países, tais como os Estados Unidos da América (EUA) e a China. As temáticas também cobrem diferentes aspectos de interesse da história psi. Um exemplo é o trabalho The Last Possible Resort que utiliza dados não publicados dos experimentos sobre obediência de Stanley Milgram, focando na inovação processual da condição de feedback. Outro exemplo é o texto de um membro da RIPeHP, Saulo de Freitas Araujo. Esse trabalho relata a criação do Centro Wilhelm Wundt de História e Filosofia da Psicologia (NUHFIP) e do Programa de Pós-Graduação em História e Filosofia da Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

History_of_Psychiatry_(journal)_front_cover_imageA History of Psychiatry, por sua vez, publicou seu volume 24, número 3. O índice deve novo número encontra-se disponível online. Nesse número onze diferentes trabalhos entre artigos inéditos, relatos de pesquisa e reedição de textos clássicos da história da psiquiatria. Há trabalhos de diferentes origens, tais como Japão e Alemanha, o que contribuí para um debate multi-cultural da temática. Os temas dos trabalhos são variados. Por exemplo, de potencial interesse para Portugueses e Brasileiros, há o artigo Mental health issues of Maria I of Portugal and her sisters. Nele há uma discussão sobre a saúde mental da rainha regente de Portugal que havia sido princesa do Brasil, Maria I. Outro exemplo é o texto sobre a psicodinâmica infantil na Suécia entre 1945 e 1985, intitulado Psychodynamics in child psychiatry in Sweden. Nesse trabalho são abordados determinantes políticos e ideológicos do tratamento psicodinâmico de crianças naquele país no período.

Para os interessados em publicar nos periódicos, suas normas de publicação estão disponíveis online, respectivamente aqui e aqui.

Fica o convite à leitura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s