No dia 12 de outubro, comemora-se no Brasil o Dia das Crianças, uma data marcada por festividades, comemorações e brinquedos para o público infanto-juvenil. Com base na sua importância na cultura brasileira, a equipe da RIPeHP buscou apresentar um breve histórico da data seguido de algumas indicações de leitura que relacionam a história da psicologia com a infância.
Em território brasileiro, a data comemorativa deu-se a partir do projeto de lei do então deputado federal Galdino do Valle Filho em 5 de novembro de 1924 através do decreto nº 4867 que instituiu o dia 12 de outubro como data oficial. Entretanto a data tornou-se significativa apenas por volta de 1955 quando a empresa de brinquedos Estrela em conjunto com a Johnson & Johnson lançam a “Semana do Bebê Robusto” visando aumentar suas vendas e fixando a data de 12 de outubro nos calendários das festas comerciais.
Na história da psicologia, a temática da infância foi e continua a ser alvo de pesquisa, seja pelo seu impacto na constituição da psicologia ou devido as instituições que se interessavam pela juventude. Portanto, a fim de comemorar a data, buscamos presentear a todos com algumas indicações de leitura:
Acervo histórico sobre a infância e a educação pela Fundação Carlos Chagas (FCC);
História das crianças no Brasil – Mary del Priore;
São muitos os estudos da psicologia das crianças. Estudamos as crianças para ensiná-las a maneira adulta de ser. Não conheço estudos que tenham por objetivo o contrário: ensinar aos adultos a maneira de voltar a ser criança.
Rubem Alves