
Professor e pesquisador na área de História da Psicologia, nosso colega brasileiro Rodrigo Lopes Miranda, acabou de ser contemplado com o Early Career Award (Prêmio de Jovem Cientista) da Society for the History of Psychology (SHP), a Divisão 26 da Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association – APA).
Dr. Miranda lidera o Laboratório de Estudos Históricos em Psicologia, Saúde e Educação (LEHPSE), no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e seus trabalhos incluem parcerias com grupos locais, de outros estados brasileiros e de outros países. Rodrigo também foi um dos primeiros editores deste blog.
Os prêmios da SHP são um reconhecimento às contribuições de determinados pesquisadores para a área de História da Psicologia, e Dr. Miranda é o terceiro brasileiro a recebê-lo, tendo sido precedido por Saulo de Freitas Araújo, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que foi contemplado na mesma categoria, em 2013, e Regina Helena de Freitas Campos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que recebeu o Career Achievement Award, em 2020.
Atualmente, Dr. Miranda é parte do comitê da Cheiron – The International Society for the History of Behavioral and Social Sciences e presidente da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP). Suas pesquisas têm foco principal sobre a história da formação e da profissão de psicólogo no Brasil, dialogando com estudos em curso em outros países.
Fonte: Silvia Tada.
Pingback: Catriel Fierro recibe -también- el Early Career Award – Society for the History of Psychology – RIPeHP