por Cristiana Facchinetti, Fundação Oswaldo Cruz, Brasil

A Casa de Oswaldo Cruz, em um projeto coordenado por Adriana Camelo, digitalizou treze mil fotografias em um banco de imagens que, até junho de 2013, estarão disponíveis on-line no Portal da Casa de Oswaldo Cruz (www.coc.fiocruz.br).
Hoje essas imagens já podem ser acessadas em pesquisa ao Arquivo da Casa de Oswaldo Cruz, que conta com as cópias impressas em treze catálogos. As fotos advêm de diferentes fundos abrigados no Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (DAD/COC).
O acervo arquivístico é composto por 102 Fundos e Coleções de documentos institucionais e pessoais dos gêneros textual, iconográfico, cartográfico, sonoro e filmográfico da história da ciência e da saúde no Brasil, que abrangem o período entre 1803 e 2008. Para o interesse específico da área psi, destaca-se o Acervo de Renato Kehl, que abrange cartas, recortes de jornal com artigos de divulgação, fotos, etc.
Alguns exemplos dos Fundos e seus documentos:
– “Souza Araújo”, com material bibliográfico e iconográfico desse médico que se dedicou ao estudo da hanseníase;
– “Bambuí”, constituído pelo material que Carlos Chagas pesquisou sobre a doença que leva o seu nome naquela cidade de Minas Gerais;
– “Fundação Rockefeller”, especialmente com temas acerca da febre amarela e vacinas; e
– “Instituto Oswaldo Cruz”, que guarda informações sobre a construção do campus de Manguinhos, da primeira geração de pesquisadores, das expedições científicas ao interior do Brasil e registros diversificados do cotidiano desta instituição científica, desde suas origens, na virada do século XIX para o XX.
Além das 13 mil fotos com lançamento previsto para junho de 2013, há outros 8 mil negativos fotográficos que serão digitalizados.