Lançamento do livro Clio Psyché. Gênero, Psicologia, História no XIV Simpósio da ANPEPP

O livro Clio Psyché. Gênero, Psicologia, História foi lançado no XIV Simpósio da ANPEPP ocorrido entre os dias 6 e 9 de junho de 2012 em Belo Horizonte.

Professores Francisco Teixeira Portugal e Ana Maria Jacó-Vilela.

A obra, organizada por Francisco Teixeira Portugal e Ana Maria Jacó Vilela, reúne um conjunto de textos de pesquisadores de variadas procedências institucionais e nacionais que se encontraram em 2010, na UERJ, para o IX Encontro Clio Psyché.

Gênero foi a categoria escolhida para aquele encontro com propósito de articular as investigações dos pesquisadores em torno do interesse central em história da psicologia e áreas afins.

Dividido em três seções as reflexões que compõem a publicação discorrem, em primeiro lugar, sobre o modo como a categoria gênero promoveu e promove questionamentos para a psicologia e áreas afins. Nesta seção fica claro como a história e os investimentos sociais foram realocados como problematizações incontornáveis na reflexão sobre o tema. Na seção seguinte há narrativas da participação feminina na psicologia e as implicações desses envolvimentos para a história desse saber. A terceira seção contem textos de história da psicologia cujas análises são mais “internas” ao campo.

Os encontros Clio Psyché tem promovido sempre um depoimento de pessoas que contribuíram e contribuem significativamente para a psicologia. No encontro de 2010 a convidada foi a professora Monique Augras cuja transcrição do depoimento constitui o capítulo final do livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s