História da homossexualidade no DSM: The British Psychological Society

A Conferência anual da Seção de História e Filosofia da Psicologia da British Psychological Society acontecerá entre os dias 25 e 27 de março de 2013 na Universidade de Surrey, Guildford, Inglaterra.

O tema da conferência de 2013 é o aniversário de 40 anos do voto pelos membros da Associação Americana de Psiquiatria para remover “homossexualidade” do seu Manual Diagnóstico e Estatístico (DSM).

Capa da primeira edição do DSM (1952).

É importante também destacar que está prevista a publicação da quinta edição do DSM em maio de 2013. A primeira edição do DSM foi publicada no ano de 1952, nos Estados Unidos. De lá para cá o DSM foi objeto de várias debates, encontros internacionais, artigos científicos e efetivas mudanças. Muitas dessas mudanças geraram grandes polêmicas, como é o caso da homossexualidade que, inicialmente, foi tratada como doença mental. A análise histórica do DSM nos ajuda a refletir sobre as transformações nos diagnósticos psiquiátricos nos últimos 50 anos, principalmente, nos países ocidentais. Para saber mais sobre a história da homossexualidade no DSM, clique aqui.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s