Colaboração de Cézar Costa e Nara Murta
Em 07 de outubro de 2011 foi oficialmente lançado o Blog da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia (RIPeHP). O lançamento ocorreu no XII Encuentro Argentino de Historia de la Psiquiatría, la Psicología y el Psicoanálisis ocorrido em Buenos Aires (Argentina). Desde então, temos visado a promoção da história da psicologia como campo de ensino e pesquisa. Além disso, tornamos acessíveis matérias, contatos de pesquisadores, publicações, editais e outros assuntos de interesse para a comunidade envolvida com a história da psicologia.
Após 12 meses, é momento de reflexão e balanço dos frutos desse trabalho conjunto. Surgem, então, algumas questões: Quais foram os frutos gerados por esse trabalho? Qual a importância do blog da RIPeHP? Qual é o alcance desse domínio virtual? Quais os objetivos realizados e quais outros se colocam após esse balanço?
Ao longo desse primeiro ano 117 postagens publicadas em espanhol, inglês e português e mais de 20.000 acessos dos mais variados países, tais como: Guatemala, Angola, Malásia, Chipre, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Estados Unidos e outros. O post mais acessado foi “50 Anos de profissão do psicólogo no Brasil: história da psicologia brasileira” com 408 visualizações.

Desde novembro de 2011 o Blog da RIPeHP também está vinculado ao Facebook. Até o momento, a fanpage do Blog já registrou mais de 4.000 acessos e tem 139 “curtir”. Tudo aquilo que é veiculado no Blog é automaticamente publicado no Facebook. Amplia-se, assim, a promoção da história da psicologia. Os acessos à fanpage também provêm dos mais variados países, tais como: Brasil, Peru, Argentina, Chile, Espanha e outros. A fanpage conta com uma média aproximada de 10 posts por mês e 11 acessos por dia (313 mensais).

Temos razão para comemorar o surgimento e o crescimento do Blog da RIPeHP. Agradecermos a todos pelas contribuições e pelo interesse nas matérias divulgadas pelo Blog! Esperamos festejar muitos aniversários!
Parabéns por seu primeiro aniversário! Continue assim! Até amanhã!
Dra. Florencia A. Macchioli Instituto de Investigaciones Facultad de Psicología UBA – CONICET