2013 celebra os 50 anos da fundação do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

No campo historiográfico é corriqueira a abordagem de instituições como campos para ações dos historiadores. No caso das destinadas ao ensino, especialmente as universidades, conformam-se espaços de intensa exploração. O facilitado acesso à fontes reveladoras das múltiplas práticas envolvidas no ensino, na pesquisa e na extensão parece compor parte do interesse historiográfico despertado pelas universidades.UFMG-logo

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) celebra 50 anos de fundação do Curso de Psicologia com algumas histórias contadas sobre o curso e a instituição. Muito embora a criação de uma universidade no estado de Minas Gerais seja apontada como anseio datado desde a Inconfidência Mineira, a efetiva criação de uma universidade só ocorreu na capital do estado, Belo Horizonte, em 1927, com a fundação da Universidade de Minas Gerais (UMG). O nome Universidade Federal de Minas Gerais seria adotado somente a partir de 1965.

Vista aérea parcial da UFMG.
Vista aérea parcial do Campus Pampulha da UFMG.

A criação e o funcionamento do Curso de Psicologia da UFMG se deram na transição entre 1962 e 1963. Alunos da primeira turma indicam que as aulas tiveram seu início em 1963, ano considerado o marco da criação do curso (Miranda, 2010).

O curso de graduação em Psicologia da UFMG iniciou suas atividades após aDEP. PSICOLOGIA LOGO UFMG criação do Curso de Psicologia de outra instituição de ensino destacada, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). O curso da UFMG atendia a demandas sociais típicas dos anos sessenta, relacionadas à industrialização e à urbanização, fato que ocasionou a estruturação de um currículo que atendesse àquelas expectativas do mercado de trabalho. A fundação do curso contou com professores provenientes de instituições consolidadas em Minas Gerais, sendo possível destacar o Banco da Lavoura e o Serviço de Orientação e Seleção Profissional (SOSP). Dentre os personagens destacados para a criação do Curso de Psicologia da UFMG, é possível mencionar os nomes dos Professores Pierre Weill, Célio Garcia e Pedro Parafita de Bessa.

O início das atividades do Curso de Psicologia na antiga FAFICH ocorreu na rua Carangola, 288, Bairro Santo Antônio.

Foto da sede da FAFICH de 1968. Na ocasião, tropas da Polícia Militar ocupavam o prédio, considerado foco de resistência ao governo militar vigente.
Foto da sede da FAFICH em 1968. Na ocasião, tropas da Polícia Militar ocupavam o prédio, considerado foco de resistência ao governo militar vigente. Atualmente, o prédio abriga a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Hoje, o curso está sediado no prédio localizado no Campus Pampulha da UFMG.

FAFICH UFMG
Sede atual da FAFICH.

O Curso de Psicologia da UFMG é referência na produção científica em psicologia, contando com cursos de pós-graduação lato-senso e stricto-senso, além de abrigar laboratórios e a editoração de periódicos.

Felicitações do Blog da RIPEHP a todos que contribuíram nesses 50 anos para a consolidação dessa instituição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s