No campo historiográfico é corriqueira a abordagem de instituições como campos para ações dos historiadores. No caso das destinadas ao ensino, especialmente as universidades, conformam-se espaços de intensa exploração. O facilitado acesso à fontes reveladoras das múltiplas práticas envolvidas no ensino, na pesquisa e na extensão parece compor parte do interesse historiográfico despertado pelas universidades.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) celebra 50 anos de fundação do Curso de Psicologia com algumas histórias contadas sobre o curso e a instituição. Muito embora a criação de uma universidade no estado de Minas Gerais seja apontada como anseio datado desde a Inconfidência Mineira, a efetiva criação de uma universidade só ocorreu na capital do estado, Belo Horizonte, em 1927, com a fundação da Universidade de Minas Gerais (UMG). O nome Universidade Federal de Minas Gerais seria adotado somente a partir de 1965.

A criação e o funcionamento do Curso de Psicologia da UFMG se deram na transição entre 1962 e 1963. Alunos da primeira turma indicam que as aulas tiveram seu início em 1963, ano considerado o marco da criação do curso (Miranda, 2010).
O curso de graduação em Psicologia da UFMG iniciou suas atividades após a criação do Curso de Psicologia de outra instituição de ensino destacada, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). O curso da UFMG atendia a demandas sociais típicas dos anos sessenta, relacionadas à industrialização e à urbanização, fato que ocasionou a estruturação de um currículo que atendesse àquelas expectativas do mercado de trabalho. A fundação do curso contou com professores provenientes de instituições consolidadas em Minas Gerais, sendo possível destacar o Banco da Lavoura e o Serviço de Orientação e Seleção Profissional (SOSP). Dentre os personagens destacados para a criação do Curso de Psicologia da UFMG, é possível mencionar os nomes dos Professores Pierre Weill, Célio Garcia e Pedro Parafita de Bessa.
O início das atividades do Curso de Psicologia na antiga FAFICH ocorreu na rua Carangola, 288, Bairro Santo Antônio.

Hoje, o curso está sediado no prédio localizado no Campus Pampulha da UFMG.

O Curso de Psicologia da UFMG é referência na produção científica em psicologia, contando com cursos de pós-graduação lato-senso e stricto-senso, além de abrigar laboratórios e a editoração de periódicos.
Felicitações do Blog da RIPEHP a todos que contribuíram nesses 50 anos para a consolidação dessa instituição.