Desde fevereiro deste ano, Rodrigo Miranda, um dos membros da equipe editorial do Blog da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia (RIPeHP), está no Center for the History of Psychology (CHP) da University of Akron nos Estados Unidos da América (EUA). Rodrigo é aluno do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e está no CHP para um estágio sanduíche financiado com bolsa da CAPES.

Com isso, novos recursos para o trabalho em história da psicologia na iberoamérica começam a despontar. Embora seja um trabalho inicial, um “work in progress”, algumas fontes sobre países latino-americanos começam a ser encontradas nos arquivos do CHP.
Na coleção disponível ao público, podemos ver alguns exemplos. Foram encontradas correspondências entre David McClelland (EUA) e Arrigo Angelini, que foi professor de psicologia na Universidade de São Paulo (USP, Brasil).

Outro exemplo é um relatório escrito por Otto Klineberg (Canadá) discutindo o “Papel do Psicólogo nas Relações Internacionais”. Nesse documento, podemos ver suas relações com o educador brasileiro Anísio Teixeira.
Também há materiais em processo de catalogação. Esses documentos são particularmente interessantes pois retratam o olhar do “estrangeiro” sobre os países ibero-americanos.
Foram encontrados alguns recortes de jornais tratando sobre aspectos culturais e geográficos de países como a Colômbia e o Brasil.

Há também alguns relatórios descrevendo “o desenvolvimento da psicologia” em países da iberoamérica, tal como a Argentina.
Um post ampliado sobre esse assunto foi publicado no Blog do CHP e pode ser acessado aqui.
A apresentação de Rodrigo ao público estadunidense pode ser vista no Blog do CHP, aqui.