Uma linha de publicações mais frequentes em nosso Blog se refere às datas comemorativas de marcos históricos da presença da Psicologia em distintos contextos nacionais iberoamericanos.
Hoje é a vez da República Dominicana, reconhecida como “berço da América” (ao menos, sob o ponto de vista europeu), com referência à chegada de Colombo em santo Domingo, em 1492. Curiosamente, dentre tantos pioneirismos (primeira capital da América, primeira catedral, primeira universidade…), Santo Domingo carrega outro, mais afeito à história de nossa disciplina: sediou a primeira edição do Congresso Interamericano de Psicologia, da SIP, em 1953.

Ainda na década de 1950, a República Dominicana teria a primeira inserção de conteúdos de Psicologia aplicada, psicometria e psicologia educacional nos cursos de formação de professores. Na década seguinte, especificamente em 1967, teria início o primeiro programa de formação de psicólogos.
A data comemorativa de 6 de abril se refere, entretanto, à criação da Associación Dominicana de Psicología (ADOPSI) em 1975, efeméride que completa hoje 39 anos. A criação da ADOPSI possibilitou um crescimento da presença da Psicologia, em seus aspectos científicos e profissionais, no país. Foi substituída em 2001 pelo Colégio Dominicano de Psicólogos (CODOPSI).
A RIPeHP felicita a todos os colegas por esta data comemorativa!