XI Encontro Clio-Psyché – Discursos e Práticas na História da Psicologia

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sediará nos dias 01 a 03 de Outubro de 2014 o XI Encontro Clio-Psyché, congresso promovido pelo homônimo Programa de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia Clio-Psyché e que, a cada edição, se consolida como um importante espaço de comunicação de pesquisas e de intercâmbio entre estudantes e pesquisadores interessados na historicização dos saberes “psi”.

Sob o tema “Discursos e Práticas na História da Psicologia”, o XI Encontro possuirá Conferências, Simpósios e também receberá trabalhos [prazo de submissão: 30 de julho], em português ou espanhol, a serem apresentados em sessões de comunicações orais, Os trabalhos deverão estar vinculados a um dos quatro seguintes eixos:

1. MODOS DE PENSAR E FAZER HISTÓRIA DA PSICOLOGIA – corresponde ao processo de construção do trabalho do historiador da Psicologia, sua forma de compreender e atuar, além de discussões sobre epistemologia e metodologia da pesquisa histórica em Psicologia.
2. PRÁTICAS E LUGARES DE ATUAÇÃO AO LONGO DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA – trabalhos que versem sobre tipos de práticas psicológicas realizadas ao longo da história e sua importância para a constituição do saber psicológico, assim como análises acerca de lugares de atuação, sejam eles instituições, cursos, laboratórios, etc.
3. PERSONAGENS NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: PERCURSOS E DISCURSOS –
discussões acerca das trajetórias e produções intelectuais de personagens de destaque na História da Psicologia, bem como trabalhos que problematizem as teorias e práticas que permearam a constituição de saberes do campo “psi” através dos personagens pioneiros e que revisitem a biografia destes personagens, abordando os percursos e discursos que alicerçaram a História da Psicologia.
4. ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE A PSICOLOGIA E OUTROS CAMPOS DO SABER AO LONGO DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA- trabalhos que discutam as articulações, diálogos, aproximações e distanciamentos entre a Psicologia e outros campos do saber – tais como Antropologia, Filosofia, Medicina, Pedagogia, Sociologia, etc. – na história da Psicologia, seja na forma de projetos conjuntos ou discussões teóricas entre as áreas. Também abarcará trabalhos que versem sobre experiências acadêmicas no estudo, ensino e prática da história da psicologia.
As normas para envio de resumos podem ser consultadas aqui.
Durante o XI Encontro Clio-Psyché, realizar-se-á também a V Reunião da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia (RIPeHP): rede esta, constituída em um dos Encontros Clio-Psyché – o IX, em 2010.Para mais informações e para se inscrever no evento, consultem o site ou escrevam para a Comissão Organizadora, pelo endereço contatosxiclio@gmail.com.
clio-xi-2014-cartaz-A3-v2

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s