XIII Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia – Relato

BANNER

     Nos dias 30 e 31 de março ocorreu, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, Brasil), o XIII Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia. O evento foi uma realização do Grupo de Pesquisa da PUC-SP em História da Psicologia e contou com o apoio da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP).

      O Encontro teve a participação, além de integrantes do grupo mencionado e da SBHP, de convidados como Renato Ortiz (Universidade Estadual de Campinas, Brasil), Yamandu Acosta (Universidad de La Republica del Uruguay), Isaías Pessotti (Universidade de São Paulo, Brasil), Alejandro Dagfal (Universidad de Buenos Aires, Argentina) e William Gomes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil). Os conferencistas discutiram temáticas importantes relacionadas não somente à História da Psicologia, mas também reflexões que dialogavam com a História da Ciência, da America Latina, das instituições científicas, Literatura e análises de cunho metodológico na pesquisa em História.Isaias Pessotti(tx)

    As contribuições presentes no evento certamente não se resumiram às ótimas comunicações dos convidados. Muitos participantes que ali estiveram, incluindo alunos de pós-graduação e docentes, trouxeram para esse Encontro seus trabalhos de pesquisa que foram compartilhados e discutidos em grupos, organizados segundo determinadas temáticas. Esse foi um dos momentos mais ricos de todo o evento, em que todos os interessados puderam prestigiar as mais recentes pesquisas em História da Psicologia, promovidas por diversos grupos de pesquisa e núcleos de estudo de diferentes universidades e regiões do país. Sem dúvida, uma tarde farta de diferentes vozes, recheadas de muitas ideias e provocações.

      Importante destacar a organização de três exposições: “O grupo de trabalho em Historia da Psicologia na Historia da ANPEPP”, “A Psicologia em São Paulo em pesquisas do GP da PUC-SP” e “Apresentação da Sociedade Brasileira de História da Psicologia”. Além disso, já caminhando para o encerramento do evento, a profa. Maria do Carmo Guedes foi homenageada, momento este em que seus alunos e colegas de trabalho presentes tiveram a oportunidade de agradecer por todo o seu trabalho e esforço desempenhado que contribuíram, não só para o campo da História da Psicologia, mas sobretudo em suas formações.homenagem

      Foi nesse XIII Encontro que ocorreu também a  assembleia da SBHP, coordenada pela profa. Marina Massimi (presidente), prof. Sergio Cirino (secretário-geral) e a profa. Érika Lourenço (tesoureira). Todos os que acompanham as reuniões da SHBP estão tendo o privilégio de presenciar a história desta sociedade ainda em seus primeiros passos, em fase de constituição.

      Com essa décima terceira edição o Encontro já acumula 15 anos de história desde sua primeira organização no ano de 2000 e que na ocasião também foi sediado em São Paulo. O Grupo de Pesquisa da PUC-SP em História da Psicologia e todos os demais envolvidos desempenharam um excelente trabalho na organização, promoção e execução do evento. Que venham os próximos!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s