Já está disponível na internet o mais recente número da revista Memorandum: memória e história em psicologia – revista eletrônica.
Quando vemos um novo número de uma revista nem sempre nos damos conta do enorme trabalho demandado nas inúmeras ações desde o recebimento das submissões até a efetiva publicação dos artigos. Aproveitamos a oportunidade para destacar o trabalho cuidadoso e essencial de Roberta Vasconcelos Leite e Yuri Elias Gaspar que são os editores assistentes da Memorandum.
No editorial Marina Massimi e Miguel Mahfoud salientam que a edição 23 da Memorandum mostra que a busca por uma psicologia abrangente e integrada com as demais ciências compõem um tecido de diversos fios.
O Número 23 está organizados em três conjuntos. O primeiro ressalta, segundo os editores, a importância da empatia – e de modo geral da perspectiva fenomenológica em psicologia – para a compreensão de importantes fenômenos tais como alteridade, educação, ação em suas potencialidades sociais, dimensão religiosa de processos de subjetivação, cuidados psicológicos. O segundo conjunto de artigos problematiza as possibilidades de abordagem das questões alteridade, cultura e processos de subjetivação. O eixo central do terceiro e último conjunto é a reflexão epistemológica em torno de fenômenos culturais, educação e processos de subjetivação. A cada leitor, fica o nosso convite à leitura.
Para acessar o Número 23, clique aqui.