Lançamento de dois novos livros de história da psicologia

Os leitores da língua portuguesa podem desfrutar de dois novos livros no campo da história da psicologia lançados recentemente.

O primeiro deles, a novela História do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito (1682), convida o leitor à análise da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira. O livro, de autoria do jesuíta Alexandre de Gusmão, teve a grafia atualizada no idioma português por Marina Massimi e outros autores. A novela constitui rico material para conhecimento de aspectos antropológicos e psicológicos dos jesuítas no Brasil colonial. Além disso sintetiza a tradição clássica e medieval recebida, assimilada e reelaborada sob as óticas humanista e renascentista e interpretadas pela Reforma católica. Publicado pelas Edições Loyola ele pode ser encontrado aqui.

Psicologia Cultura e História: diálogos em perspectiva é o título do outro livro organizado também por Marina Massimi e com capítulos de vários membros da RIPeHP. No segundo capítulo, em um dos muitos trechos impactantes e que poderia ser tomado como epígrafe para o livro, os autores declaram que (…) o presente é definido pelo futuro, mas o posicionamento frente ao futuro pede o passado, a história. A declaração é confirmada ao longo de todo o livro, de diferentes formas, por diferentes perspectivas. Apesar de escrito a várias mãos, a coerência interna está garantida pela recorrente volta à grande questão de fundo que orienta a obra: os processos de subjetivação. Seja no escrutínio cuidadoso de Pierre Sanchis sobre o caráter sincrético na cultura brasileira, sejam nas reflexões sobre cultura e memória feitas por Miguel MahfoudMarina Massimi, ou sejam nos questionamentos em relação ao passado da psicologia social no Brasil por Cristiana Cristiana Facchinetti, Ana Jacó-Vilela e Cândida Dantas, o que se constata é que há um desafio posto. O desafio de compreensão dos condicionantes da subjetivação. Tais condicionantes, em última análise, refletirão nas possíveis práticas da psicologia em qualquer lugar do planeta. Aqui, em evidência, refletirão na psicologia do Brasil. O livro foi lançado pela Editora Outras Letras e pode ser encontrado aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s