Felicitamos os psicólogos e as psicólogas de Cuba, no dia 13 de abril, em comemoração ao dia do psicólogo.
A produção acadêmica cubana indica que Cuba tem uma representação da Psicologia envolvida com a política revolucionária e com questões sociais.
No ano de 1962, três anos após a revolução liderada por Fidel Castro, foram criadas duas escolas de Psicologia, uma na Universidad Central de Las Villas e outra na Universidad de la Habana. No ano de 1976 essas escolas se converteram em faculdades, como resultado da reestruturação do ensino superior. Em 1974 a posição de psicólogo de saúde se consolidou com a implantação de um novo modelo de atenção primária, possibilitando a participação deste profissional como especialista básico da área da saúde. Em 1981 criou-se a Sociedade de psicólogos de Cuba que pertencia à Faculdade de Psicologia da Universidad de la Habana.
Nos últimos 50 anos tem prevalecido um forte envolvimento social do campo psicológico por meio de instituições e psicólogos que atuam integrando a psicologia aos mais diversos campos da vida do país. Vários profissionais desenvolvem atividades diversas nos departamentos de Psicologia em diferentes unidades de saúde. Para mais detalhes ver La Psicologia em Cuba.
Na perspectiva da indigenous psychology, para saber mais sobre a psicologia em um dado país é necessário que nos debrucemos sobre aspectos relativos às condições de produção da psicologia em tal país. Assim, em Cuba, sua situação atual está profundamente relacionada à revolução ocorrida em 1959 e às profundas transformações ocorridas no país.
O socialismo vigente desde então na ilha orientou indelevelmente as pesquisas e ações da psicologia. No campo dos estudos universitários, valorizou-se a psicologia produzida na extinta URSS, intercâmbios entre esses países foram realizados e o entendimento de que esses saberes deveriam se dirigir para a população seguindo a pauta socialista foi fomentado. Tal história, minuciosa e recente, ainda está por ser narrada e o alcance de suas ressonâncias percebidos em nossa prática atual.