A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), conta com uma seção permanente dedicada a artigos em História da Psicologia, a Seção Clio-Psyché.
Na edição v.13, n.1 (2013), a Seção Clio-Psyché comemora o centenário completado este ano de três distintos acontecimentos, ocorridos em contextos teóricos e nacionais também distintos, mas de grande relevância para a trajetória histórica que a Psicologia trilhou nestes 100 anos.
Saulo Araújo, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/Brasil, apresenta O Manifesto dos filósofos alemães contra a psicologia experimental: introdução, tradução e comentários sobre o pouco conhecido manifesto dos filósofos alemães contra a ocupação das cátedras de filosofia na Alemanha pelos psicólogos experimentais formados em Leipzig sob orientação de Wundt.
Rubén Ardila, da Universidad Nacional de Colombia, comemora a efeméride dos 100 anos do chamado Manifesto Behaviorista, de J. B. Watson, com uma importante análise do manifesto e seus desdobramentos na consolidação do condutismo em J.B.Watson, a psicologia experimental e o condutismo 100 anos depois.
Por fim, Alejandro Dagfal, da Universidade de Buenos Aires, nos apresenta 1913-2013: a un siglo de ‘El Psico-análisis’ según Janet, uma análise de outro texto também pouco conhecido: a crítica de Pierre Janet à psicanálise freudiana, que gerou inúmeras controvérsias e que é apontada por muitos como tendo grande influência para certa “demora” no ingresso da psicanálise na França.
Conforme o Editorial do referido número, tratam-se de “excelentes oportunidades de aprofundar nosso conhecimento sobre os rumos da psicologia nestes últimos cem anos”. Desta forma, o blog RIPeHP convida todos à leitura destes oportunos artigos de três integrantes de nossa Rede.