A revista CulturasPsi convida à submissão de artigos para compor o Dossiê Temático Psicologização da religiosidade / Sacralização da psicoterapia. Propõe que os textos originais (limite de 8000 palavras) abordem o tema-título, a partir de uma perspectiva histórica, sociológica ou antropológica.
A chamada para artigos assinala que “os saberes e as práticas psicoterapêuticas possuem forte afinidade com os saberes e as práticas religiosas, enquanto todos eles supõem buscas pelo bem-estar e, portanto, formas singulares de construção da subjetividade. Os conflitos, complementariedades e sínteses entre religiosidades e psicoterapias, passados ou contemporâneos, são aspectos ainda pouco estudados pelas ciências sociais. O dossiê pretende contribuir com essa discussão, privilegiando análises sobre os vínculos entre psicoterapias e religiosidades em relação com modos de vida, culturas de classe e culturas nacionais específicas“.
Os manuscritos podem ser escritos em espanhol, português, inglês ou francês e o deadline para o envio é de 15 de janeiro de 2015, com previsão de publicação em Março/2015.