Uma mulher na Direção de The Cummings Center for the History of Psychology

Tal qual acontece no Brasil, a Psicologia nos Estados Unidos tem a maioria de seus profissionais do gênero feminino, enquanto  maiores ganho financeiro e  destaque social seguem sendo privilégios dos homens.

Esse é apenas um dos aspectos da desigualdade de gênero, questão estrutural difícil de ser mudada, contando geralmente com pequenos avanços em anos. Por isso, é fundamental pontuar cada acontecimento que implique em mudança de paradigmas, especialmente aqueles ligados a representatividade, tão importante na construção de identidades de meninas e mulheres, independentemente do país. Assim, importa publicar que, em 55 anos de trajetória, o hoje The Cummings Center for the History of Psychology (CCHP) tem sua primeira Diretora Executiva: Dra. Cathy Faye.

cathy
Cathy Faye, Ph.D. 

Com título de Doutorado da York University, Dra. Faye especializou-se em História e Teoria da Psicologia. Está no CCHP desde 2009, antes como Diretora Assistente e agora como Diretora Executiva. Em seu primeiro comunicado na nova função, pondera especialmente sobre o momento histórico o qual estamos vivenciando (i.e., pandemia, polarizações políticas, e o poderoso levante contra a violência racial), em que se fazem necessários o diálogo e a expansão de narrativas, e encoraja que ambos sejam pautados nas possibilidades de reflexões ofertadas pela Psicologia e sua história, para falarmos não apenas com o presente, mas também com o futuro. No blog do CCHP, é possível conferir a comunicação da Dra. Faye, na íntegra.

Ficamos felizes com a notícia de uma mulher em um posto hegemonicamente masculino, e desejamos que mais instituições iberoamericanas elejam mulheres e outras minorias representativas para funções decisórias e de poder.

 

undefined

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s