Transversal – International Journal for the Historiography of Science: nova edição e chamada aberta

Transversal é um periódico online, de abrangência internacional, com publicações semestrais (junho e dezembro), gerido pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com foco na promoção de pesquisas acadêmicas em historiografia da ciência, recebe trabalhos produzidos em história da ciência, filosofia da ciência e disciplinas relacionadas. Assim, o nome do periódico tem origem nesse entendimento transversal da historiografia da ciência, no que diz respeito à produção em ciência.

Conforme consta no Editorial do primeiro número, datado de 2016, a Transversal foi criada com o objetivo principal de reunir uma comunidade internacional por meio de diálogo, análise e crítica da historiografia da ciência. Ainda, os objetivos esperados com as publicações incluem discutir aspectos históricos, conceituais, teóricos e metodológicos das diferentes temáticas, trabalhos e autores presentes na área, assim como novas abordagens da historiografia da ciência.

image

As submissões podem ser artigos, dossiês, resenhas de livros e entrevistas. E todos os trabalhos devem ser resultados de pesquisas originais. Quanto aos dossiês, o Comitê Editorial os organizam em temas específicos, explicitados em chamada aberta. E as resenhas devem considerar livros de historiografia da ciência.

Durante o processo de avaliação, as submissões podem ser enviadas em português, espanhol ou francês. Após a aprovação, a versão final deve ser enviada em inglês, apenas. Ainda, caso o autor não tenha tal idioma como língua nativa, a versão em inglês deve ser acompanhada por um certificado de revisão emitido por um serviço de tradução.

Os trabalhos devem ser submetidos por sistema online, e não há cobranças de taxas de submissão e/ou processamento.

As avaliações são feitas por meio do sistema duplo cego, por dois ou mais avaliadores.  

Abaixo, os procedimentos editoriais adotados pelo periódico:

Imagem divulgada pelo periódico.

A edição mais recente é a oitava, de junho deste ano, e foi toda produzida durante o período de pandemia da Covid-19, o que configurou um desafio às pessoas envolvidas, em especial a alguns autores que acabaram ficando de fora justamente pelas condições impostas pela quarentena. Tal número inclui o Editorial, assinado por Mauro L. Condé; seis dossiês na área de Física, com uma Introdução subscrita por Ivã Gurgel e Thiago Hartz; uma entrevista com Antonio Augusto Passos Videira, feita por Ivã Gurgel e Heráclio Tavares; dois artigos, sendo um deles uma crítica à hipótese de Ernest Coumet a respeito do legado de Alexandre Koyré, de autoria de Halhane Machado, e o outro apresenta considerações sobre o estilo francês sob perspectiva de Georges Canguilhem, escrito por Caio Souto. Finalmente, há um obituário dedicado a Carlos Alvarez Maia (1945-2019), produzido por Gabriel da Costa Ávila.

Na oportunidade, também em homenagem ao Prof. Carlos Maia foi o VII Colóquio de História e Filosofia da Ciência do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (o mesmo responsável pela revista Transversal), realizado online nos dias 13 e 14 de julho de 2020.

A revista está com chamada aberta para a próxima edição, com data limite em 15 de setembro de 2020.

Transversal: International Journal for the Historiography of Science está indexada nas bases de dados: IsisCB, DOAJ, Latindex, Periódicos CAPES, Sumários.org, Diadorim, PhilPapers, e The Philosopher’s Index.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s