Seção Clio-Psyché: revista Estudos e Pesquisas em Psicologia

A revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é um periódico do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil. Desde 2010, esse periódico possui uma seção destinada especificamente à história da psicologia: a seção Clio-Psyché. A editora responsável por esta seção é a professora Ana Maria Jacó-Vilela.

Em seu mais recente número, publicado no final de 2011, a Estudos e Pesquisas em Psicologia traz dois trabalhos na seção Clio-Psyché. O primeiro artigo apresenta uma análise da produção historiográfica brasileira sobre a inserção da psicologia no contexto hospitalar, com o objetivo de repensar a pesquisa histórica à luz de uma História Crítica da psicologia da saúde no Brasil. O segundo texto descreve e analisa a atuação de João Carvalhaes, um dos pioneiros da Psicologia do Esporte no Brasil cuja informações sobre sua atuação ainda são lacunares. Os autores identificam as origens dos saberes teóricos e práticos de Carvalhaes, apontando, ainda as virtudes e limitações de suas propostas.

seção Clio-Psyché está aberta a novas contribuições de trabalhos historiográficos da psicologia. A normas de publicação estão disponíveis aqui.

Assim, fica o convite à leitura e à submissão de artigos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s