Entrevista: História e filosofia da psicologia na UFJF (Brasil)

Entrevista com Saulo de Freitas Araujo para o blog da RIPeHP.

RIPeHP – Saulo, você tem duas ótimas notícias para os interessados em história e filosofia da psicologia, a criação do NUHFIP e de uma Pós-Graduação em História e Filosofia da Psicologia. Vamos começar pelo NUHFIP. Quais são os principais objetivos do núcleo?

Saulo –  O objetivo central do NUHFIP (Núcleo de Pesquisa em História e Filosofia da Psicologia da UFJF) é criar um espaço novo no Brasil, dedicado ao estudo das relações entre História, Filosofia e Psicologia, ampliando assim as possibilidades de pesquisa histórica e filosófica na psicologia brasileira. A idéia é estimular o crescimento de investigações nesta área, contribuindo para a formação de futuros professores e/ou pesquisadores. O núcleo serve também como ponte entre a graduação e a pós-graduação em Psicologia, na medida em que abriga projetos de Iniciação Científica e de Mestrado/Doutorado, além de promover a integração entre os estudantes e professores da área através de seminários e reuniões. Até onde sabemos, é o primeiro do país em seu gênero misto (história e filosofia).

RIPeHP – O núcleo já está cadastrado no CNPq, certo? Fale um pouco mais sobre a composição dele. Por exemplo, ele está aberto à participação de pessoas não vinculadas diretamente à UFJF?

Saulo – Sim, o NUHFIP está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. O NUHFIP foi fundado em 2010 por quatro professores e pesquisadores (Fátima Caropreso, Gustavo Castañon e Richard Simanke, além de mim), para dar suporte à criação de uma nova Linha de Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF, sobre a qual falarei mais adiante. Uma característica interessante deste grupo é que todos os quatro fundadores possuem uma dupla formação (psicologia e filosofia), o que possibilita a obtenção dos nossos objetivos centrais. No entanto, o NUHFIP é composto ainda por professores, pesquisadores e estudantes de outras instituições brasileiras. Além disso, está aberto à participação de novos interessados, sem que haja necessidade de ter um vínculo formal com a UFJF. Basta que haja o desenvolvimento de algum projeto em parceria com o núcleo.

RIPeHP – Vocês se inspiraram em algum outro grupo já existente para a criação do NUHFIP?

Saulo – Não. Nós apenas aperfeiçoamos uma idéia que eu já tinha há muito tempo, mas que, por falta de recursos humanos na UFJF, só foi possível concretizar em 2010, com a chegada de dois novos professores. Mas nós temos muito interesse em estabelecer contatos e parcerias com outros grupos de pesquisa, dentro e fora do Brasil, agora que dispomos de um espaço físico adequado. Aliás, é exatamente esse o motivo da minha atual estadia na Alemanha. O trabalho está apenas começando.

RIPeHP – E sobre a nova Linha de Pesquisa na Pós-Graduação em História e Filosofia da Psicologia. Tudo indica que há uma forte ligação entre o NUHFIP e a linha, certo?

Saulo – Exatamente. O trabalho da Linha está diretamente vinculado aos projetos do NUHFIP. O NUHFIP veio primeiro, mas já existia a intenção de criar a Linha de Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF, que só começou a funcionar oficialmente no início do ano de 2011. Estamos contentes de termos conseguido, pois é a primeira Linha de Pesquisa do gênero em uma Pós-Graduação em Psicologia no Brasil a ser registrada oficialmente na CAPES, oferecendo uma formação específica em termos de metodologia e de disciplinas.

RIPeHP – Quais são os principais temas de pesquisa desenvolvidos por vocês?

Saulo – Existem atualmente três grandes temas em desenvolvimento: o surgimento e a consolidação do projeto de uma psicologia científica em diferentes tradições (p.ex., Alemanha, EUA, França); os fundamentos filosóficos da tradição psicanalítica; os fundamentos filosóficos da ciência cognitiva. Dentro desses três temas, há vários projetos de pesquisa em andamento.

RIPeHP – Qual é o caminho para os interessados em fazer mestrado ou doutorado com vocês? Vocês aceitam candidatos de outros países?

Saulo – O doutorado ainda está em fase de criação, mas esperamos poder oferecê-lo em breve. Candidatos de outras instituições brasileiras e de outros países são muito bem vindos. Os interessados devem entrar em contato diretamente com um dos professores da Linha de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF, de acordo com o seu tema de interesse. Mais detalhes sobre a Linha podem ser obtidos no site do PPG-PSI-UFJF.

4 comentários Adicione o seu

  1. Parabéns ao amigo Saulo e a todos que abraçaram aesta empreitada! tenho orgulho de ser ufjf!!!

  2. Patrícia Aparecida da Silva disse:

    O companheiro Saulo não brinca em serviço! Parabéns, Psicologia/UFJF!

  3. Ana Maria dos Santos disse:

    parabéns,eu me interesso por essa área,mantenha-me informada por favor….

  4. Rosângela Xavier Rossi disse:

    Parabéns Saulo pela iniciativa. Rosa gela Rossi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s