Fontes e referências: arquivos em história da psicologia e da ciência no Brasil

Dentre os recursos disponíveis  no Blog da RIPeHP, a aba “acervo” apresenta links que reunem materiais diversos: documentos escritos, fotografias, livros e referências bibliográficas. A maior parte deles versa sobre História da Psicologia. Podemos também encontrar acervos de História da Educação, História da Infância e História da Ciência.

Dentre os links disponíveis temos vários acervos como o Catalogos de História de la Psicología da Universidade de Buenos Aires, o Archives of the History of American Psychology da Universidade de Akron, o Documentos y debates sobre la historia de la Psicología en Colombia vinculado à Asociación Colombiana de Facultades de Psicología, dentre outros.

Também temos alguns acervos brasileiros, tais como: Clio-Psyché da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Museu Virtual de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação da Universidade de São Paulo (USP).

No acervo Clio-Psyché, podemos encontrar arquivos de imagens, fontes primárias para a história da psicologia no Brasil, referências bibliográficas, teses, dissertações, dentre outros.

Página do Acervo de Fotografias do Programa Clio-Psyche

No Museu Virtual de Psicologia, podemos encontrar vários documentos históricos relacionados à Psicologia brasileira. Principalmente, fontes referentes ao Estado do Rio Grande do Sul. Por exemplo, há um quadro cronológico da psicologia no Estado.

Tela do quadro cronológico da Psicologia no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil) do Museu Virtual de Psicologia

No Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação, podemos encontrar um banco de dados de jornais, publicações do Núcleo, dentre outros.

Tela do banco de dados do jornal Revista do Ensino do Estado de Minas Gerais do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação.

Fica um convite para a visita à aba Acervos. Nele, vários links estão disponíveis para auxiliar as pesquisas e a coleta de informações sobre a história da psicologia na iberoamérica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s