Colóquio internacional sobre Helena Antipoff no Centro Solzenitcyn

O Centro Solzenitcyn foi fundado há 15 anos com o apoio do escritor russo Alexander Solzenitcyn, vencedor do Prêmio Nobel, para promover estudos sobre a diáspora russa e apoiar contatos com a comunidade internacional.

Helena Antipoff é uma representante de referida diáspora. Psicóloga e pedagoga, formou-se na Russia e também na França e Suíça onde estudou e pesquisou com pensadores como Alfred Binet e Édouard Clararède. Seus primeiros anos como profissional também foram exercidos entre esses países até que, em 1929, viajou para o Brasil onde permaneceu até sua morte, em 1974. Sua trajetória no Brasil foi destacada quer por sua atuação no campo da educação, especialmente na educação de excepcionais, quer pelo alcance de sua obra psicológica.

Nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2012 será realizado no Centro Solzenitcyn, em Moscou, Rússia, o colóquio The Global Educational Space and the Academic Migrants: The Legacy of the Russian psychologist Helena Antipoff (1892-1974) in Education and Human Rights in Latin America, Europe and Russia” . O colóquio é promovido pela Divisão de História da Diáspora Russa do Centro Solzenitcyn, representado por sua diretora, a historiadora da ciência Marina Sorokina, e pela psicóloga educacional Natalia Masolikova, sênior fellow da Divisão. Participa também, como co-organizadora, a professora Regina Helena de Freitas Campos, professora titular na Faculdade de Educação da UFMG e presidente do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff.

Para mais informações sobre o Colóquio, visite a página oficial do evento e também a página do evento no Facebook.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s