Novo livro lançado – História da Psicologia e contexto sociocultural: pesquisas contemporâneas, novas abordagens

Acaba de ser publicado o quinto volume da Coleção Encontros Anuais  Helena Antipoff. O livro foi editado pelo Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), em associação com a Editora PucMinas, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em Belo Horizonte e tem como título História da Psicologia e contexto sociocultural: pesquisas contemporâneas, novas abordagens. Três professoras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) são as organizadoras da obra: Érika Lourenço, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FaFiCH) e Raquel Martins de Assis e Regina Helena de Freitas Campos da Faculdade de Educação (FaE).

O volume apresenta uma seleção de trabalhos apresentados no XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff e IX Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, eventos promovidos pelo CDPHA em Belo Horizonte, Brasil, em março de 2010. O tema dos eventos foi “Psicologia, psicanálise e educação na cultura contemporânea”.

A primeira parte do livro, intitulada “A psicologia em construção: ciência, circulação de saberes e suas relações com a cultura”, inclui um conjunto de artigos sobre teorias e métodos de pesquisa em história da psicologia, em especial os conceitos de indigenization of psychology e saberes psicológicos. Os textos lidam mais diretamente o tema da cultura e das formas de organização do conhecimento científico, colocando em evidência os diálogos da psicologia com outros domínios, como a arte, a filosofia, a oralidade popular e o senso comum. Participam autores como Wade Pickren (Ithaca College), Saulo de Freitas Araújo (Universidade Federal de Juiz de Fora), Marina Massimi (Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto), Alexandra Rutherford (York University) e, Francisco Teixeira Portugal (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

A segunda parte, denominada “Configurações dos saberes e das práticas em psicologia no Brasil”, aborda a formação e atuação de profissionais da área psi (psicólogos, psicanalistas e psiquiatras), chamando a atenção para o impacto de transformações sociais e culturais sobre a configuração dessas profissões na modernidade, e para o papel de intelectuais como o estadunidense Fred Keller, o francês Michel Foucault e o italiano Franco Basaglia na construção de novas práticas no país. Colaboraram pesquisadores como Oswaldo Yamamoto (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Sérgio Cirino (Universidade Federal de Minas Gerais), Heliana Conde (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e suas equipes.

A terceira parte, cujo título é “Pesquisas em história da psicologia, da psicanálise e da educação”, apresenta textos sobre os diálogos recíprocos entre saberes psicológicos e o campo da educação e das práticas pedagógicas. Esses artigos focalizam o desenvolvimento do campo de conhecimento da psicologia na educação desde o século XVII (jesuítas), início do século XX (Montessori, pedagogia escolanovista), e as relações entre psicanálise e educação na contemporaneidade. São trabalhos elaborados por pesquisadores como Paulo Roberto Pacheco (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Mitsuko Antunes (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Annick Ohayon (Université Paris VIII) , Virgínia Gebrim, Anderson Rodrigues e Jacqueline Araújo (Universidade Federal de Goiás), Adriana Carrijo (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Raquel Assis (Universidade Federal de Minas Gerais), e pelas psicólogas Laila Braga Mota e Michelle Karina Silva, especialistas em saúde pública.

Este livro, assim como os outros da Coleção Encontros Anuais Helena Antipoff, reflete o esforço de diversos grupos de pesquisa em história da psicologia atuantes no Brasil, nos Estados Unidos da América, Canadá e França que, já por mais de uma década, vêm colaborando para a ampliação e aprofundamento dos estudos sobre história da psicologia e das ciências psi.

O blog da RIPeHP parabeniza as organizadoras do livro, a Editora da PUC Minas e o CDPHA pela empreitada de fôlego.

Para adquirir o livro clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s