Revistas em História da Psicologia: novos números, novos artigos, novos periódicos

memorandumA revista brasileira Memorandum: Memória e História em Psicologia publicou recentemente seu mais novo número, que está disponivel online. Essa revista, editada por  Miguel Mahfoud (UFMG) e Marina Massini (USP) vem publicando há mais de dez anos trabalhos relacionados à história da psicologia. A comemoração de seus dez anos foi, inclusive, divulgada aqui no Blog.

Em seu recente número, a revista conta com 6 textos em português e um em inglês. Trabalhos que abordam, dentre outros temas, a história da psicologia no Brasil, relações entre psicologia e sociedade, interfaces entre psicologia e fenomenologia. Esses textos estão disponíveis gratuitamente, na íntegra.

rva184O professor Hugo Klappenbach, membro da RIPeHP, nos indicou que outra novidade pode ser encontrada no periódico argentino Fundamentos en Humanidades, editada por Ramón Sanz Ferramola de Universidad Nacional de San Luis (UNSL). Em seu mais recente número, há três artigos de potencial interesse para os envolvidos em história da psicologia.

O primeiro “Historia de la psicología clínica en el Paraguay“, de José Emilio García (Universidade Católica, Asunción), trata sobre os primeiros estudos de hipnose desenvolvidos por Diógenes Decoud. O segundo, intitulado “Interpretación de Copenhage: de la explicación al instrumento predictivo” é de autoria de Diego Valladares (UNSL) e o próprio Ramón Sanz Ferramola (UNSL) pode contribuir para análises epistemológicas da psicologia. Por fim, o artigo “As políticas de expansão da educação superior no Brasil e a produção do conhecimento” cuja autoria é de Afrânio Mendes-Catani (USP), João Ferreira de Oliveira (UFG) e Regina Michelotto (UFPR), aborda a questão do ensino superior no Brasil.

glogoNosso colega Gonzalo Salas, também membro da RIPeHP, nos indicou a revista chilena Psykhe. Essa revista é editada na Pontificia Universidad Católica de Chile e, em seu primeiro número do volume 22, publicou a seção temática “Serie Historia de la Psicología en Chile” que conta com dois artigos e um editorial para a seção. Os artigos são: Juan Serapio Lois (1844-1913): Pionero de la Psicología Científica en Chile do próprio Gonzalo Salas (Universidad Central de Chile) e Cincuenta Años de la Psicología en Chile: Una Perspectiva Personal texto de Luis Bravo (Pontificia Universidad Católica de Chile).

b9630fa12e956651f45941018c5b11b7Nosso colega chileno ainda nos indica que a “Revista de Psicología” da Universidad de Chile iniciará, em seus próximos número, uma seção específicas de história da psicologia. Fiquemos atentos a essa dica de Gonzalo, para mais um espaço de circulação específico para a história da psicologia na iberoamérica.

Aos interessados em publicar nessas revistas, as normas de publicação encotram-se disponíveis online: Memorandum; Fundamentos en Humanidades; Psykhe; e Revista de Psícologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s