A Seção Clio-Psyché, seção regular da Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil, conta com novos números.
Integrando a edição v. 13, n.2, contamos com os artigos:
a) La producción escrita del Departamento de Psicología en la Universidad de Puerto Rico entre 1924-1943: Estudio preliminar , de autoria de Sofía González-Rivera, da Universidad Del Sagrado Corazón (San Juán, Puerto Rico).
O trabalho apresenta análise documental sobre os primeiros registros da presença universitária da Psicologia em Porto Rico, identificando tendência encontrada também em outros contextos nacionais latinoamericanos do período: a ênfase na psicometria e suas aplicações com finalidades educativas, sob inspiração do funcionalismo estadunidense.
b) Virgilio Ducceschi y el primer laboratorio de Psicología Experimental en Córdoba, Argentina (1907), de Fernando Ferrari, da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina).
Trata-se de um estudo biográfico acerca de um personagem do início do século XX de grande importância para os primeiros passos da psicologia laboratorial na Argentina, analisando seus principais escritos e expondo suas relações com outros personagens.
Por sua vez, a edição v. 13, n.3, conta com o artigo French Ideas in the beginnings of Psychology in Argentina, de Hugo Klappenbach, da Universidad Nacional de San Luís (Argentina). O trabalho se dedica à análise da recepção e influência da Psicologia Francesa no contexto argentino no início do século XX.
A RIPeHP convida a leitura e felicita a equipe da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia pelo grau de qualidade e internacionalização da Seção Clio-Psyché, o que contribui muito para o crescimento e visibilidade de nosso campo de estudos.