Novidade editorial: Crenças Psicológicas na Antiguidade Clássica

A editora CRV contribuiu com as publicações em história da psicologia com o lançamento do livro Crenças Psicológicas na Antiguidade Clássica. Esta publicação, produto do estágio de pós-doutoramento de Felipe Simas na Universidade Católica de Petrópolis, sob a supervisão de Helmuth Krüger, insere-se na tradição de estudos históricos ao visar o conhecimento de crenças psicológicas formuladas por filósofos nos primórdios da Filosofia Ocidental. Os temas de interesse psicológico, tais como a inteligência, aprendizagem e memória, foram amplamente estudados por antigos filósofos, e mesmo que teoricamente superadas, estas categorias são investigadas até os dias de hoje, cabendo desta forma, a necessidade de se tomar conhecimento desses estudos afim de compreender seu desenvolvimento.

Um importante representante desta temática no Brasil, foi o professor Antonio Gomes Penna (1917-2010) responsável pela pesquisa de concepções psicológicas formuladas por filósofos desde a Antiguidade, a qual foi publicada sob o título “História das Ideias Psicológicas” (1991). É sua também, a credibilidade pela inclusão da disciplina História da Psicologia nos currículos de formação em Psicologia, em especial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na qual foi um dos fundadores e docentes. Foi através da docência de Penna e outros que decorre a formação e experiência de Helmuth Krüger, filosofo e psicólogo pela Universidade do Estado da Guanabara (UEG), atual UERJ, e mestre e doutor em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), exercendo a docência universitária, nas áreas da Filosofia e Psicologia, desde 1970 até os dias de hoje.

O livro foi organizado por Helmuth Krüger, sendo os dois primeiros capítulos de sua autoria e versam sobre os objetivos e limites da História das Crenças Psicológicas, e da relação entre o corpo e a alma em concepções filosóficas e médicas de autores gregos. O restante dos capítulos, de autoria de Felipe Simas, apresenta uma interpretação psicológica de aforismos de filósofos pré-socráticos, seguida da concepção platônica da alma, e por último um estudo da catarse na teoria das emoções de Aristóteles.  Lançado no final de 2019, o livro encontra-se disponível para compra no site da Editora CRV na opção impresso ou digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s